Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDias, Paulo Coelho-
Autor(es): dc.creatorAlves, Nuno de Almeida-
Autor(es): dc.creatorAbrantes, Pedro-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Carla F.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11200-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11200-
Descrição: dc.descriptionAnalisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.-
Descrição: dc.descriptionIn this paper we analyze the use that is given to Moodle Platform in Portugal. Analyzing what are the more widespread uses of this platform in terms of literature, we confront the use given to it in our country. This study integrates information from one research project with 2674 students and 324 teachers. Both the students and the teachers were interviewed in a deep way about the use they do of the Moodle Platform. In terms of results, we find that although the Moodle Platform is already widespread among us, however, its use is essentially limited to the completion of traditional classes merely serving to put information. Other more ambitious features of Moodle are still extremely rare for reasons that we present and problematize.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/102690/PT-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMoodle-
Palavras-chave: dc.subjectTIC-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de estudo-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectICT-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching strategies-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleUtilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.