Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Abrantes, Pedro | - |
Autor(es): dc.creator | Seabra, Teresa | - |
Autor(es): dc.creator | Caeiro, Tiago | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Sofia | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Raquel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11194 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11194 | - |
Descrição: dc.description | O artigo analisa os percursos das crianças ciganas de uma escola do 1º ciclo, em Lisboa, na qual esta população é francamente maioritária (cerca de 80%), apontando pistas para uma intervenção transformadora. A partir de estudos anteriores sobre o tema e de uma pesquisa de terreno, na qual cruzámos análise documental, entrevistas e observação participante, procurámos descrever e compreender as taxas dramáticas de absentismo, insucesso e retenção, a concentração crescente de alunos ciganos neste estabelecimento de ensino e os parcos resultados das intervenções socioeducativas desenvolvidas no local, ao longo dos últimos anos. | - |
Descrição: dc.description | The article analyses the paths and perspectives of Roma children in a Lisbon primary school, where this population is in large majority. Based on previous studies on this topic and on a field work, mixing documental analysis, interviews and participant observation, we describe and interpret the dramatic rates of absenteeism, failure and retention, the increasing concentration of Roma people in this school and the low impacts of the social and educational interventions developed locally. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciganos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Insucesso escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segregação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | School failure | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segregation | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | “A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso | - |
Título: dc.title | The gypsies’ school”: contributions from a case study to understand school failure and segregation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: