Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Glória | - |
Autor(es): dc.creator | Khan, Nazir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11182 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11182 | - |
Descrição: dc.description | As lideranças assumem-se fulcrais para o desenvolvimento das instituições, mormente no contexto educacional, sendo que o papel do líder formal é determinante para o alcance dos propósitos institucionais, subsumindo que o referido líder terá, efetivamente, a capacidade de influenciar os liderados para tais fins. A nossa pesquisa substanciou-se no tema: “As Lideranças na promoção da Inovação Tecnológica no contexto da formação superior: o caso da Universidade Politécnica em Moçambique”, onde se objetiva identificar, analisar e caracterizar as ações desenvolvidas na referida universidade, especialmente do foco estratégico delineado pelas lideranças no âmbito da formação, tendo em conta, igualmente, a legislação e as políticas definidas pelo governo moçambicano atinentes à matéria. A partir de um referencial teórico assente nos seguintes eixos temáticos, (i) Liderança e (ii) Inovação e Tecnologias, são desenvolvidas diferentes perspetivas de análise, cujo relacionamento e articulação permitem conferir a questão e os objetivos do estudo. A abordagem metodológica assenta num estudo de caso intrínseco, de cunho qualitativo, recorrendo-se a entrevistas semiestruturadas como técnica de recolha de dados a diversos líderes da instituição. O estudo conclui que os fundamentos e visões da liderança e da inovação estão presentes nos documentos orientadores d`A POLITÉCNICA destacando-se, para o efeito, os Estatutos da Universidade e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2017-2024. Constata-se que os entrevistados conferem no geral, a adoção de lideranças gestionárias e compartilhadas destacando-se, na perspetiva da terminologia de Kouzes e Posner, as práticas “mostrar o caminho”, “Inspirar uma visão conjunta” e “encorajar a vontade”. O estudo eleva, igualmente, o foco para a liderança transformacional e o direcionamento assumido para a liderança híbrida, em que a tecnologia, ainda num estágio de desenvolvimento embrionário, é assumida como elemento fundamental para a promoção da inovação e, consequentemente, base para as mudanças que se impõem nos processos educativos. | - |
Descrição: dc.description | The leaders are assumed to be central to the development of institutions, especially in the educational context, and the role of the formal leader is relevant to the achievement of institutional purposes, considering the leader will have the ability to influence the led to such purposes. The research project proposed will substantiate the theme: "The leaders in promoting technological innovation in the context of higher education: the case of the Polytechnic University in Mozambique", where the objective is to identify, analyze and characterize the actions taken at the university, especially the strategic focus outlined by leaders in the field of training, also taking into account the laws and policies established by the Mozambican government pertaining to the matter. From a theoretical framework based on the following themes: (i) leadership; (ii) innovation and technologies, different perspectives of analysis will be developed, whose relationship and articulation will check the matter and aims of the study. The methodological approach is based on an intrinsic case study, fundamentally of qualitative nature, making use of semi-structured interviews as data collection techniques, and the treatment of these data, fundamentally, determined through content analysis. The study concludes that the foundations and visions of leadership and innovation are present in the guiding documents of the Polytechnic University, highlighting for this purpose the University Statutes and the Institutional Development Plan (IDP) for the period 2017-2024. It was noted that the interviewees generally conferred the adoption of management and shared leaderships, with the emphasis, from the point of view of the terminology of Kouzes and Posner, on the practices of "showing the way", "inspiring a joint vision" and "encouraging the will". The study also raises the focus to transformational leadership and the direction taken to hybrid leadership, where technology, still at a stage of embryonic development, is assumed as a fundamental element for the promotion of innovation and, consequently, as a basis for the changes needed in educational processes. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Politécnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moçambique | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leadership | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Innovation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polytechnic University | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mozambique | - |
Palavras-chave: dc.subject | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | - |
Título: dc.title | As lideranças na promoção da inovação tecnológica no contexto do ensino superior: o caso da Universidade Politécnica, em Moçambique | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: