Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Afonso, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.contributor | Morgado, Lina | - |
Autor(es): dc.creator | Alizeu, Augusta Filimone Guilima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11181 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11181 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como finalidade analisar o processo de feedback docente durante as atividades online dos professores e estudantes no Centro de Educação Aberta e à Distância da Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique, no curso de Licenciatura em Ensino de História, primeiro ano, realizadas durante o segundo semestre de 2019. A métodologia usada foi o estudo de caso, com uma abordagem quantitativa que incluíu o learning analytics com evidências extraídas na plataforma Moodle e correspondente tratamento estatísco dos dados, bem como, com recurso à técnica de observação não participante em sete disciplinas. A amostra dos inquiridos foi de 166 estudantes. Dos resultados obtidos nesta pesquisa, concluiu-se que, quando se realiza o feeddack de uma forma eficaz, como se observou no caso da disciplina de História de Moçambique até ao século XV é possível alcançar resultados positivos e um bom desempenho da parte dos estudantes. Observou-se também um aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dado aos estudantes no caso de quatro disciplinas: História de África até ao século XV, Práticas Pedagógicas Gerais, Didáctica Geral e Psicologia Geral. Este resultado poderá ser explicado por outras razões que não foram objeto de estudo nesta pesquisa, sendo necessárias futuras investigações para aferir com maior profundidade sobre este aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dos estudantes. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem ter impacto no curso e na mediação pedagógica desenvolvida e por isso, serão disponibilizados ao Centro de Educação Aberta e à Distância com objectivo de se estabelecerem ações de melhoria na qualidade dos serviços prestados. | - |
Descrição: dc.description | The present research aims to analyze the process of teacher feedback during the online activities of teachers and students in the Center for Open and Distance Education of the Pedagogical University of Maputo - Mozambique, in the first year of the degree course in History Teaching, held during the second semester of 2019. The methodology used was the case study, with a quantitative approach that included learning analytics with evidence extracted from the Moodle platform and the corresponding statistical treatment of the data, as well as using the technique of nonparticipant observation in seven courses. The sample of respondents was 166 students. From the results obtained in this research, it was concluded that when the feedback is done in an effective way, as observed in the case of the subject History of Mozambique until the 15th century, it is possible to achieve positive results and a good performance from the students. We also observed a positive performance that was not explained by the feedback given to the students in the case of four subjects: History of Africa until the 15th century, General Pedagogical Practices, General Didactics and General Psychology. This result may be explained by other reasons that were not studied in this research, and future investigations are needed to assess in more depth this positive achievement that was not explained by the students' feedback. The results obtained in this research may have an impact on the course and on the pedagogical mediation developed and, therefore, will be made available to the Center for Open and Distance Education with the objective of establishing actions for improvement in the quality of the services provided. | - |
Descrição: dc.description | A investigação realizada no âmbito desta dissertação está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feedback | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maputo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moçambique | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | - |
Título: dc.title | Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: