Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rocha, Tânia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11089 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/rcc.v10iEspecial.107 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11089 | - |
Descrição: dc.description | Vol. 10, Nº especial: Acessibilidade como motor de inclusão | - |
Descrição: dc.description | Na atual Sociedade de Informação, por imperativos pessoais, sociais e políticos e até mesmo por exigência legal, ambicionando eliminar os conceitos de discriminação e de exclusão digitais, considera-se a acessibilidade e usabilidade digitais como uma necessidade básica para todos os utilizadores, evidenciando o desenvolvimento de ambientes e tecnologias que devem ser acessíveis. No entanto, em termos práticos, grupos específicos de indivíduos ficam excluídos dos benefícios desta nova Sociedade, com acesso condicionado, dado que enfrentam problemas a nível de acessibilidade e usabilidade muitas vezes complicados de superar. Assim sendo, justifica-se a preocupação de acesso universal às tecnologias e serviços disponibilizados, através dos ambientes digitais, como a Internet, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Neste contexto e de forma a divulgar e promover a área da Acessibilidade, a Revista de Ciências da Computação (RCC) da Universidade Aberta, lança este número especial (referente ao ano de 2015) sobre acessibilidade, denominado “Acessibilidade como motor de inclusão”. Agradecemos aos autores, aos membros do conselho editorial responsáveis pelas revisões científicas e aos revisores de língua portuguesa e inglesa. Para abrir o número especial Acessibilidade, o leitor terá acesso a um artigo sobre como fazer que os ecrãs táteis de dispositivos móveis sejam mais usáveis, usando métricas do modelo SUM. No terceiro artigo é exposta uma perspetiva da acessibilidade Web em Portugal- AcessWeb. O quarto artigo aborda um caso de estudo de um jovem com trissomia 21, na área dos interfaces táteis e portabilidade nas competências funcionais. O quintoartigo foca também a interação tátil, apresentando-se um estudo de acessibilidade e usabilidade com cegos. No sexto e último artigo é apresentado um estudo de acessibilidade nas plataformas de webconferência BigBlueButton V0.81 e Colibri 2.0 (Adobe Connect): caso IPLeiria. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Relação: dc.relation | https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/107 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Editorial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Editorial 10 | - |
Título: dc.title | Acessibilidade como motor de inclusão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: