Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bessa, Allan Telles | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Simone Bacellar Leal | - |
Autor(es): dc.creator | Alvim, Adriana Cesário de Faria | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalcante, Ney Wagner Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Aline da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11088 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/rcc.v10iEspecial.46 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11088 | - |
Descrição: dc.description | Vol. 10, Nº especial: Acessibilidade como motor de inclusão | - |
Descrição: dc.description | Cell phone interaction haschanged with the advent of touch screen and smartphones. Given this, designers find obstacles when trying to build interfaces able to cater to special users as well as the ordinary one. This present research aims for minimizing such obstacles by adopting usability and accessibility evaluations focused on the elderly in order to identify pros and cons of systems like Android, iOS and Windows Phone, as well as propose recommendations on these systems so as to make interaction easier and more pleasant for this group.This research involved 170 answers to a questionnaire about registration and use profiles. Twenty users took part in the experiment by testing the three systems mentioned above,and thenproduced a list of recommendations that made several this clear: each system has advantages that could be shared among each other’sfor the purpose of development and facilitation. | - |
Descrição: dc.description | A interação com os celulares vem se modificando ao longo do tempo por meio de toques na tela e telefones inteligentes. Diante desse cenário, os projetistas encontram barreiras para construírem interfaces que atendam tanto aos usuários com limitações quanto aos usuários comuns. Com o objetivo de minimizar esses obstáculos, a presente pesquisa adota uma abordagem de avaliação de usabilidade e acessibilidade com foco na terceira idade a fim de identificar os prós e contra nos sistemas Android, iOS e Windows Phone, bem como propor recomendações nesses sistemas para tornar a interação desses públicos mais fácil e agradável. Essa pesquisa envolveu 170 respostas a questionários com perguntas a respeito do perfil cadastral e de uso. Vinte usuários participaram de experimentos nos três sistemas supracitados, originando assim em uma lista recomendações, como também evidenciou: cada sistema possui vantagens que podem ser compartilhadas entre si visando à evolução e facilidade ao uso. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Relação: dc.relation | https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/46 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Usability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elderly people | - |
Palavras-chave: dc.subject | Touch screen | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metric | - |
Palavras-chave: dc.subject | Usabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecrãs táteis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métricas | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | Making mobile touch screens more usable using SUM metrics model | - |
Título: dc.title | Tornar os touch-screen dos telemóveis mais utilizáveis usando o modelo de métricas SUM | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: