Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorReis, Sofia-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Paulo Jorge-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Ana Margarida Pisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11086-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34627/rcc.v10iEspecial.63-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11086-
Descrição: dc.descriptionVol. 10, Nº especial: Acessibilidade como motor de inclusão-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo especifica o processo de conceção, prototipagem e validação de uma aplicação mobile, destinada a apoiar jovens com Trissomia 21 em atividades funcionais do seu quotidiano. Para o estudo de caso aqui descrito foi simulado o cenário de uma ida ao supermercado, com recurso a um dispositivo móvel de interface táctil (iPad®). Para o processo de validação do protótipo foram implementadas três sessões, as quais decorreram num período de duas semanas, instanciadas em momentos de Pré-evento; Evento em curso e Pós-evento. As sessões foram registada sem vídeo para posterior análise de conteúdo, sendo instrumentadas através de técnicas de recolha de dados sustentadas num paradigma qualitativo. Os resultados obtidos permitiram validar um modelo formal de estruturação das atividades de acordo com a hierarquia “cenário/evento/tarefa”. Do mesmo modo, a instanciação dos momentos permitiu testar a contextualização das tarefas com atividades prévias e posteriores a cada evento, revelando-se esta estratégia de aprendizagem importante, no contexto das Necessidades Educativas Especiais (NEE).-
Descrição: dc.descriptionThis article specifies thedesign, the prototyping and the validationprocesses of a mobile applicationin order to support young people with Trisomy 21 in their functional daily activities. In this case study,a simulated supermarket scenario was explored with a mobile touch device (iPad®). To validate theprototype, three sessions were implemented and conducted in a two-week period, instantiated in times(moments)of Pre-event; Event and Post-event. These sessions were video recorded for subsequent content analysis. All data collection techniques sustained a qualitative paradigm. The findings of this study allowed us to validate a formal model of structuring activities according tothe hierarchy "scenario / event / task". The instantiation of the moments (Pre-event; Event and Post-event) enabled us to test the context of the tasks with prior and subsequent activities to eachevent, revealing itself as animportant learning strategyin the field of Special Education Needs.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Relação: dc.relationhttps://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/63-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectDispositivos móveis de interface táctil-
Palavras-chave: dc.subjectiPad®-
Palavras-chave: dc.subjectMobile learning-
Palavras-chave: dc.subjectTrissomia 21-
Palavras-chave: dc.subjectMobile touch devices-
Palavras-chave: dc.subjectiPad-
Palavras-chave: dc.subjectTrisomy 21-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::10:Reduzir as Desigualdades-
Título: dc.titleInterfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21-
Título: dc.titleTactile interfaces and portability in functional competences: a case study with a young man with T21-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.