Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Reis, Sofia | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Paulo Jorge | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Ana Margarida Pisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11086 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/rcc.v10iEspecial.63 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11086 | - |
Descrição: dc.description | Vol. 10, Nº especial: Acessibilidade como motor de inclusão | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo especifica o processo de conceção, prototipagem e validação de uma aplicação mobile, destinada a apoiar jovens com Trissomia 21 em atividades funcionais do seu quotidiano. Para o estudo de caso aqui descrito foi simulado o cenário de uma ida ao supermercado, com recurso a um dispositivo móvel de interface táctil (iPad®). Para o processo de validação do protótipo foram implementadas três sessões, as quais decorreram num período de duas semanas, instanciadas em momentos de Pré-evento; Evento em curso e Pós-evento. As sessões foram registada sem vídeo para posterior análise de conteúdo, sendo instrumentadas através de técnicas de recolha de dados sustentadas num paradigma qualitativo. Os resultados obtidos permitiram validar um modelo formal de estruturação das atividades de acordo com a hierarquia “cenário/evento/tarefa”. Do mesmo modo, a instanciação dos momentos permitiu testar a contextualização das tarefas com atividades prévias e posteriores a cada evento, revelando-se esta estratégia de aprendizagem importante, no contexto das Necessidades Educativas Especiais (NEE). | - |
Descrição: dc.description | This article specifies thedesign, the prototyping and the validationprocesses of a mobile applicationin order to support young people with Trisomy 21 in their functional daily activities. In this case study,a simulated supermarket scenario was explored with a mobile touch device (iPad®). To validate theprototype, three sessions were implemented and conducted in a two-week period, instantiated in times(moments)of Pre-event; Event and Post-event. These sessions were video recorded for subsequent content analysis. All data collection techniques sustained a qualitative paradigm. The findings of this study allowed us to validate a formal model of structuring activities according tothe hierarchy "scenario / event / task". The instantiation of the moments (Pre-event; Event and Post-event) enabled us to test the context of the tasks with prior and subsequent activities to eachevent, revealing itself as animportant learning strategyin the field of Special Education Needs. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Relação: dc.relation | https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/63 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivos móveis de interface táctil | - |
Palavras-chave: dc.subject | iPad® | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trissomia 21 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile touch devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | iPad | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trisomy 21 | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21 | - |
Título: dc.title | Tactile interfaces and portability in functional competences: a case study with a young man with T21 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: