Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Glória | - |
Autor(es): dc.creator | Sabonete, Narcisa Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:09:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:09:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11068 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11068 | - |
Descrição: dc.description | O estudo realizado foca-se na análise do papel da Biblioteca Escolar no sucesso escolar dos alunos, em especial em contextos marcados pela dificuldade no acesso à informação. Considerando que a biblioteca escolar é uma estrutura de apoio educativo e não um simples depósito de livros e materiais de consulta utilizados pela comunidade escolar, interessava-nos perceber como é que a biblioteca escolar é encarada pela comunidade escolar e como é que a biblioteca é usada e dinamizada. O estudo empírico foi realizado na Escola Secundária de Tete, baseado num estudo de caráter misto, apoiado na observação e na aplicação de um questionário e de entrevistas. Foram envolvidos no estudo vários elementos da comunidade escolar: alunos, professores, bibliotecário e direção da escola. A partir da análise dos dados recolhidos, verificámos a existência de um conjunto de problema, em especial a falta de recursos de apoio ao ensino e à aprendizagem, que dificultam que a biblioteca escolar cumpra plenamente a sua função. | - |
Descrição: dc.description | The study carried out focuses on the analysis of the role of the School Library in the students' academic success, especially in contexts marked by the difficulty in accessing information. Considering that the school library is an educational support structure and not a simple deposit of books and reference materials used by the school community, we were interested in understanding how the school library is viewed by the school community and how the library is used and managed. The empirical study was carried out at the Escola Secundária de Tete, based on a mixed study, supported by observation and the application of a questionnaire and interviews. Several elements of the school community were involved in the study: students, teachers, the librarian and the school management. From the analysis of the collected data, we verified the existence of a set of problems, in particular the lack of resources to support teaching and learning, which make it difficult for the school library to fully fulfill its function. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colaboração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino secundário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moçambique | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collaboration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mozambique | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | O papel da biblioteca escolar para o sucesso do aluno: estudo de caso na escola secundária de Tete | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: