Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendes, António Quintas | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Paulo César Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:09:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:09:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11064 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11064 | - |
Descrição: dc.description | Numa sociedade cada vez mais integrada com as vivências online, principalmente os jovens. Cada vez mais, as vivências sociais dos jovens são através das redes, partilhando indiscriminadamente conteúdos por vezes problemáticos. É a minha convicção que temos que preparar os docentes para lidarem com o “fallout” dessa situação. Com uma classe profissional envelhecida, relutante em utilizar ou compreender as novas tecnologias, torna-se necessário formá-los nesta nova realidade. Realçando que a temática da educação para os media está cada vez mais presente no trabalho docente. Utilizando os conhecimentos adquiridos no mestrado em Pedagogia do E-learning, criei um curso de formação de professores abordando esta problemática. Baseio o curso no trabalho efectuado por Danah Boyd, no livro: “É complicado, As vidas sociais dos adolescentes em rede”, que oferece uma perspectiva não só dos adolescentes como das dificuldades dos adultos em lidarem com esta nova vivência. Com o evoluir constante das interacções em rede, abordo estas problemáticas com os docentes e uso estratégias que os levarão a confrontar e lidar com essa situação no seu próprio contexto educativo, criando novas conclusões e possivelmente o surgimento de novas problemáticas que podem surgir. | - |
Descrição: dc.description | In a society increasingly integrated with online experiences, especially with the teenagers. Social interactions have been more and more allocated to social networks, sharing indiscriminately contents that can be problematic. It is my belief that we have to capacitate the teachers in order for them to deal with the fallout of this situation. With an elderly teaching body, reluctant to use or understand the new technologies, it becomes necessary to introduce them to this new reality. Highlighting the presence of media literacy in the work of the teachers is increasing. Utilizing the knowledge acquired in the masters of E-Learning pedagogy, I created a course of professional qualification directed at teachers, approaching this problem. I base my course on the work of Danah Boyd in the book: “It´s complicated, the social lives of networked teens”, that offers the perspective not only of the teenagers but also the problems grown-ups have withe this matter. With the constant evolution of network interactions, I approach these problems with the teachers and utilize strategies that will lead them to confront and deal with this situation on their own educational context hopefully reaching new conclusions and dealing with new problems that may arise. | - |
Descrição: dc.description | A investigação realizada no âmbito desta Dissertação está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elearning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cursos de formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade em rede | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para os media | - |
Palavras-chave: dc.subject | E-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Network society | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital citizenship | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | - |
Título: dc.title | Projeto de desenvolvimento de um curso online sobre cidadania na era digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: