Flipped classroom e sala de aula interativa no ensino do inglês língua estrangeira: uma pesquisa-formação na cibercultura, no 2º ciclo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Edméa-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Eunice-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:09:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:09:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11063-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11063-
Descrição: dc.descriptionO Ensino Básico em Portugal vive momentos de mudanças com a aplicação da Autonomia e Flexibilidade Curricular que abre portas a metodologias de ensino/aprendizagem que procuram ir ao encontro do Perfil do Aluno do Século XXI . A nossa investigação partiu da pergunta: pode a metodologia Flipped Classroom aliada à Sala de Aula Interativa, potenciar a aprendizagem do Inglês Língua Estrangeira potenciar a aprendizagem Inglês Língua Estrangeira no sexto ano do segundo ciclo do ensino básico? Desenvolvemos o dispositivo Flipped Mobile English Learning, que no seu desenho didático combina Flipped Classroom (Bergmann & Sams, 2016) com Sala de Aula Interativa (Silva, 2014), contemplando tempos de aprendizagem presencial e online, dentro e fora da sala de aula, com recursos educacionais diversificados que visam desenvolver as competências comunicativas, intercultural e estratégica (conforme as Aprendizagens Essenciais, 6º ano). Esta pesquisaformação na cibercultura (Santos, 2014) demonstra que a aprendizagem de Inglês Língua Estrangeira não só é potenciada como também possibilita percursos de aprendizagem diferenciados, que ocorrem quer na mediação pedagógica, na aprendizagem colaborativa, na avaliação formativa ou até na autorregulação das aprendizagens. A sala de aula online criada na aplicação Edmodo não se limitou a ser um repositório de recursos educacionais, mas promoveu interações múltiplas que potenciaram a aprendizagem. Por outro lado, a construção colaborativa da aprendizagem possibilitou autoria, desenvolveu espírito crítico e permitiu o crescimento da autonomia e responsabilidade competências desejáveis ao Perfil do Aluno do século XXI. Seria interessante prolongar este estudo ao longo de um ano letivo numa investigação futura.-
Descrição: dc.descriptionThe Basic Educational system in Portugal is undergoing an enhancing transformation moment with the application of the Curricular Flexibility and Autonomy that opens doors to methodologies of teaching/learning that seek to meet the Profile of the 21st century learner. Our research started from the question: can the Flipped Classroom methodology, combined with Interactive Classroom, enhance English Foreign Language learning in the sixth year of the second cycle of basic education? We developed the Flipped Mobile English Learning research artifact, which in its didactic design combines FC (Bergmann & Sams, 2016) with Interactive Classroom (Silva, 2014), contemplating in-person and online learning times, inside and outside the classroom, with diversified educational resources aiming to develop the communicative, intercultural, and strategic skills (according to Aprendizagens Essenciais, 6º ano). This research-training in cyberculture (Santos, 2014) demonstrates that English Foreign Language learning is not only enhanced but also enables differentiated learning paths, which occur either in pedagogical mediation, in collaborative learning, in formative assessment or even in self-regulation of learning. The online classroom created on the Edmodo app was not limited to being a repository of educational resources but promoted multiple interactions that greatly improved learning outcomes. On the other hand, the collaborative construction of learning enabled authorship, developed a critical thinking, and allowed an increase in both autonomy and responsibility skills desirable to the 21st century learner. In future research it would be interesting to extend this study over an academic year.-
Descrição: dc.descriptionA investigação realizada no âmbito desta Dissertação /Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBlearning-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula interativa-
Palavras-chave: dc.subjectFlipped classroom-
Palavras-chave: dc.subjectInglês língua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectCibercultura-
Palavras-chave: dc.subject2º ciclo-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectB-learning-
Palavras-chave: dc.subjectInteractive classroom-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish foreign language-
Palavras-chave: dc.subjectResearch-training in cyberculture-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas-
Título: dc.titleFlipped classroom e sala de aula interativa no ensino do inglês língua estrangeira: uma pesquisa-formação na cibercultura, no 2º ciclo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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