Aquisição da linguagem e a linguística cognitiva: que competências para o falante não-nativo?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBatoréo, Hanna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11059-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11059-
Descrição: dc.descriptionConferência apresentada on-line a convite, no evento Abralin ao Vivo: linguists on-line https://www.abralin.org/site/abralin-ao-vivo/. Associação Brasileira de Linguística - Abralin. Apresentada a 22 de Julho de 2020. Disponível em formato de vídeo. Duração: 1:53:43-
Descrição: dc.descriptionEm Psicolinguística, e, em especial, na área da Aquisição da Linguagem, os estudos sobre os processos de aquisição e de aprendizagem de uma dada língua pelos falantes não-nativos têm focado as competências linguísticas de carácter estrutural (isto é, competências sintáctica, morfológica, fonológica ou lexical). No presente estudo, pretendemos, no entanto, focar a área a partir do enquadramento da Linguística Cognitiva, a fim de discutir a noção de competência metafórica, no contexto específico da aquisição e da aprendizagem do Português como Língua Não-Materna (PLNM). Em primeiro lugar, defenderemos, aqui, que quem aprende uma língua nova deve fazê-lo de um modo conceptualmente adequado, adquirindo consciência metafórica, se o objectivo é comunicar com os outros por meio da linguagem figurada, tal como o fazem os falantes natiuvos, conforme demonstrado pelos estudos desenvolvidos no âmbito da Linguística Cognitiva. Defenderemos, também, que a investigação na área não se pode limitar ao estudo restrito da Linguagem, abrangendo, antes, a interacção entre as componentes do trinómio Cognição – Linguagem – Cultura. Esta interacção implica incorporação (embodiment), ou seja a conceptualização do mundo que é feita através do nosso corpo, assim como através das experiências corporais e actividades efectuadas pelo Homem, mediadas pela cultura em que esta experiência se enquadra (incorporação física e cultural). Como as culturas diferem entre si, as emoções ou os valores em culturas diferentes podem ser conceptualizados por meio das partes do corpo distintas, a fim de veicularem emoções ou valores análogos. Adquirir conhecimento do modo como este processo se desenvolve num idioma diferente da língua materna obriga o falante não-nativo a reestruturar-se conceptualmente e garante um processo mais motivado, tendo como objectivo comunicar e expressar-se figuradamente na língua não-materna.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/LIN/03213/2013.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.format1h., 53 min., 43 seg.-
Formato: dc.formatMPEG-4-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/147316/PT-
Relação: dc.relationhttps://aovivo.abralin.org/lives/hanna-batoreo-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectPsicolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição da linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e Cognição-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências linguísticas do falante não-nativo-
Título: dc.titleAquisição da linguagem e a linguística cognitiva: que competências para o falante não-nativo?-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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