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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Batoréo, Hanna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:07:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:07:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11059 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11059 | - |
Descrição: dc.description | Conferência apresentada on-line a convite, no evento Abralin ao Vivo: linguists on-line https://www.abralin.org/site/abralin-ao-vivo/. Associação Brasileira de Linguística - Abralin. Apresentada a 22 de Julho de 2020. Disponível em formato de vídeo. Duração: 1:53:43 | - |
Descrição: dc.description | Em Psicolinguística, e, em especial, na área da Aquisição da Linguagem, os estudos sobre os processos de aquisição e de aprendizagem de uma dada língua pelos falantes não-nativos têm focado as competências linguísticas de carácter estrutural (isto é, competências sintáctica, morfológica, fonológica ou lexical). No presente estudo, pretendemos, no entanto, focar a área a partir do enquadramento da Linguística Cognitiva, a fim de discutir a noção de competência metafórica, no contexto específico da aquisição e da aprendizagem do Português como Língua Não-Materna (PLNM). Em primeiro lugar, defenderemos, aqui, que quem aprende uma língua nova deve fazê-lo de um modo conceptualmente adequado, adquirindo consciência metafórica, se o objectivo é comunicar com os outros por meio da linguagem figurada, tal como o fazem os falantes natiuvos, conforme demonstrado pelos estudos desenvolvidos no âmbito da Linguística Cognitiva. Defenderemos, também, que a investigação na área não se pode limitar ao estudo restrito da Linguagem, abrangendo, antes, a interacção entre as componentes do trinómio Cognição – Linguagem – Cultura. Esta interacção implica incorporação (embodiment), ou seja a conceptualização do mundo que é feita através do nosso corpo, assim como através das experiências corporais e actividades efectuadas pelo Homem, mediadas pela cultura em que esta experiência se enquadra (incorporação física e cultural). Como as culturas diferem entre si, as emoções ou os valores em culturas diferentes podem ser conceptualizados por meio das partes do corpo distintas, a fim de veicularem emoções ou valores análogos. Adquirir conhecimento do modo como este processo se desenvolve num idioma diferente da língua materna obriga o falante não-nativo a reestruturar-se conceptualmente e garante um processo mais motivado, tendo como objectivo comunicar e expressar-se figuradamente na língua não-materna. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/LIN/03213/2013. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | 1h., 53 min., 43 seg. | - |
Formato: dc.format | MPEG-4 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/147316/PT | - |
Relação: dc.relation | https://aovivo.abralin.org/lives/hanna-batoreo | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e Cognição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências linguísticas do falante não-nativo | - |
Título: dc.title | Aquisição da linguagem e a linguística cognitiva: que competências para o falante não-nativo? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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