Transição de emergência para o ensino online em universidades portuguesas na sequência da pandemia de Covid-19: estudo exploratório

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Autor(es): dc.creatorAires, Luísa-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, António Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:09:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:09:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11048-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11048-
Descrição: dc.descriptionOs desafios da transição acelerada para as práticas de Ensino Remoto de Emergência no ensino superior, na sequência da Covid-19, obrigaram à identificação urgente de práticas adotadas nas instituições de ensino superior em Portugal, como estão a ser coordenadas e adaptadas estas práticas ao longo do tempo e como professores e alunos do ensino superior têm percecionado este processo. Para a concretização destes objetivos, foram elaborados dois questionários, aplicados online entre 22/04 e 12/05 2020, que nos permitiram recolher dados sobre o momento em que ocorreu a transição, as práticas adotadas, a coordenação e avaliação do processo e as experiências positivas e negativas. Os professores e alunos que participaram no estudo apontam para um processo de transição coordenado a nível institucional e, em grande parte, resultado da iniciativa individual. Embora se tenha registado um acesso amplo e de alta qualidade à Internet, este acesso não foi universal. Detetou-se também uma avaliação moderadamente positiva deste processo, apesar de se reconhecer o aumento significativo da quantidade e intensidade de trabalho de professores e alunos.-
Descrição: dc.descriptionFaced with the accelerated transition to Emergency Remote Education practices in higher education in response to Covid-19, we consider it urgent and necessary to identify the practices adopted at the level of higher education institutions in Portugal, as well as how they are being coordinated, and how this process has been perceived by higher education teachers and students. In order to respond to these objectives, two surveys by questionnaire were designed and applied online between 22/04 and 12/05 2020, through which data about the moment when the transition took place, the practices adopted, the changes meanwhile introduced, the coordination and evaluation of the process, and the positive and negative experiences were collected. The teachers and students surveyed point to a rapid transition process, coordinated at the institutional level, but largely based on individual initiative. Internet access in good condition was not universal, although it was extensive. There is a moderately positive evaluation of the process, despite the recognition of an important increase in the workload, by teachers and students.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherDykinson S. L.-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto de emergência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectEmergency remote teaching (ERT)-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Título: dc.titleTransição de emergência para o ensino online em universidades portuguesas na sequência da pandemia de Covid-19: estudo exploratório-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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