Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pedrosa, Daniela | - |
Autor(es): dc.creator | Fontes, Mario Madureira | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Tânia | - |
Autor(es): dc.creator | Morais, Ceres Germanna Braga | - |
Autor(es): dc.creator | Bettencourt, Teresa | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Pedro Duarte | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
Autor(es): dc.creator | Cravino, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:09:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:09:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11046 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11046 | - |
Descrição: dc.description | Software engineering education requires students to develop technical knowledge and advanced cognitive and behavioral skills, particularly in the transition from novice to proficient. In distance learning, the hurdles are greater because students require greater autonomy, adopting strategies of self and co-regulation of learning. Facing these challenges, the SimProgramming approach has been transposed into the context of DL: e-SimProgramming. In the second iteration of e-SimProgramming implementation (2019/2020), one adaptation was inclusion of metacognitive challenges (MC) to promote students’ self-reflection on their learning process. We explain the design of the two types of implemented MCs. We provide qualitative and quantitative analysis of: 1) evolution of MCs submission throughout the semester, identifying regularity and completion within deadlines and their relationship to student success; 2) students’ perceptions of MCs. Results show a positive correlation between high MC submission and student success, greater interest and involvement of students in type 2 MCs and positive perceptions of students about MCs. | - |
Descrição: dc.description | This work was financially supported by National Funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., and CIDTFF (UIDB/00194/2020) - Universidade de Aveiro, Portugal, via Stimulus of Scientific Employment – CEECIND/00986/2017 Individual Support 2017, and via project PTDC/CED-EDG/30040/2017. We would also like to thank all students and teachers who collaborated on this research. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | IEEE | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/157369/PT | - |
Relação: dc.relation | CEECIND/00986/2017 | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/9471 - RIDTI/151231/PT | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metacognition | - |
Palavras-chave: dc.subject | E-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software engineering education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-regulated learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | SimProgramming | - |
Título: dc.title | Metacognitive challenges to support self-reflection of students in online software engineering education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: