Transitar para um ensino remoto emergencial: perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCorreia, Joana Duarte-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Autor(es): dc.creatorTrindade, Sara Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:09:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:09:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.24840/esc.vi59.337-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11018-
Descrição: dc.descriptionApesar de não ser recente a discussão sobre a importância do uso de tecnologias digitais na educação, sobretudo por ser já vastamente reconhecida a sua importância no desenvolvimento de competências transversais e na preparação dos estudantes para as necessidades atuais da sociedade, a pandemia COVID-19 veio demonstrar a importância do digital para a educação. Esta questão foi potenciada pelo total encerramento das escolas que, de acordo com a UNESCO (2020), chegou a afetar, em abril de 2020, mais de 90% da população estudantil do mundo. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica e secundária portuguesa, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário, entre abril e agosto de 2020, respondido por 139 professores do Ensino Básico e Secundário, mostram como os professores foram obrigados a modificar o seu trabalho pedagógico, os desafios inerentes, as reflexões críticas associadas ao processo e as oportunidades que se apresentam tendo em vista uma educação que faça uso da tecnologia digital para promover ecossistemas educativos de qualidade.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto-
Relação: dc.relationhttps://ojs.up.pt/index.php/esc/article/view/337-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica e secundária-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto emergencial-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência digital docente-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::10:Reduzir as Desigualdades-
Título: dc.titleTransitar para um ensino remoto emergencial: perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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