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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Correia, Joana Duarte | - |
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Autor(es): dc.creator | Trindade, Sara Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:09:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:09:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.24840/esc.vi59.337 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11018 | - |
Descrição: dc.description | Apesar de não ser recente a discussão sobre a importância do uso de tecnologias digitais na educação, sobretudo por ser já vastamente reconhecida a sua importância no desenvolvimento de competências transversais e na preparação dos estudantes para as necessidades atuais da sociedade, a pandemia COVID-19 veio demonstrar a importância do digital para a educação. Esta questão foi potenciada pelo total encerramento das escolas que, de acordo com a UNESCO (2020), chegou a afetar, em abril de 2020, mais de 90% da população estudantil do mundo. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica e secundária portuguesa, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário, entre abril e agosto de 2020, respondido por 139 professores do Ensino Básico e Secundário, mostram como os professores foram obrigados a modificar o seu trabalho pedagógico, os desafios inerentes, as reflexões críticas associadas ao processo e as oportunidades que se apresentam tendo em vista uma educação que faça uso da tecnologia digital para promover ecossistemas educativos de qualidade. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto | - |
Relação: dc.relation | https://ojs.up.pt/index.php/esc/article/view/337 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica e secundária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto emergencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência digital docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | Transitar para um ensino remoto emergencial: perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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