The missing study: a characterization of peer education practice

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Mara-
Autor(es): dc.creatorDelerue Matos, Alice-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:09:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:09:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.7458/SPP20219615298-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11017-
Descrição: dc.descriptionAs intervenções de educação pelos pares cresceram bastante nas últimas décadas, mas são reduzidos os estudos sociológicos sob o tema. Para colmatar esta lacuna, realizámos um levantamento exaustivo e uma caraterização de 67 projetos de educação pelos pares em Portugal. A informação fornecida pelos seus responsáveis foi tratada através de uma técnica de análise de conteúdo. Esta prática tem crescido através de promoção pública e privada e apesar de ter demonstrado alguma eficácia, há aspetos que podem ser melhorados. A caraterização efetuada permitiu-nos construir uma tipologia que sumariza esta prática e que pode ser útil para investigadores e técnicos, num contexto de globalização dos riscos e de aumento da reflexividade e intervenção social-
Descrição: dc.descriptionPeer education interventions have grown significantly in recent decades, but sociological studies on the subject are limited. To respond to this need, we carried out an exhaustive inventory and characterization of 67 peer education projects developed in Portugal. The information given by the project managers was processed using a content analysis technique. This practice is growing, benefiting from public and private promotion. Although it has demonstrated some efficacy, further improvements can be made. The characterization undertaken allowed us to build a typology that summarizes this practice and that can be useful for researchers and practitioners in a context of globalization of risks and increased social intervention and reflexivity.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherCies-Iscte-
Relação: dc.relationhttps://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/15298-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pelos pares-
Palavras-chave: dc.subjectCaracterização da intervenção-
Palavras-chave: dc.subjectPortugal-
Palavras-chave: dc.subjectPeer education-
Palavras-chave: dc.subjectCharacterization-
Palavras-chave: dc.subjectODS::03:Saúde de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::10:Reduzir as Desigualdades-
Título: dc.titleThe missing study: a characterization of peer education practice-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.