Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNobre, Ana-
Autor(es): dc.creatorMouraz, Ana-
Autor(es): dc.creatorGoulão, Fátima-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Autor(es): dc.creatorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorMoreira, J. António-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:09:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:09:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8331-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11015-
Descrição: dc.descriptionA pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamente nas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa.-
Descrição: dc.descriptionThe COVID-19 pandemic is causing changes at different levels and the education sector has not been immune. The social distance that was imposed affected the way of experiencing the pedagogical relationship, with implications for the teaching and learning processes. The notion of physical classroom space has given way to a fluid frontier where digital artefacts occupy a central place, as it was necessary to reinvent a face-to-face culture in a culture mediated by digital. To respond to this transition, teachers had to quickly change and adapt differentiated strategies. Universidade Aberta, in partnership with the Ministry of Education of Portugal, designed and taught a training course for digital teaching in networks, with the objective of promoting, in non-higher education teachers, competences in the area of distance education. This text focuses specifically on the forms of communication between the elements of the educational community created by the schools and whose representatives participated in that course. The data collected comes from the referred training course in which approximately 2300 teachers and principals from 756 clusters and non-clustered schools from all over the country participated. Following a qualitative methodology, based on critical discourse analysis, we focus on the communication dimension evidenced in the final works that took the format of school plans, carried out collaboratively. The analysis made it possible to identify the mechanisms to guarantee the occurrence of communications, to evaluate the effectiveness of the means mobilized and to relate the communicative processes with the feeling of belonging to the educational community.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8331/5694-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação digital e em rede-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectColaboração-
Palavras-chave: dc.subjectNetwork digital education-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectCollaboration-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::10:Reduzir as Desigualdades-
Título: dc.titleProcessos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia-
Título: dc.titleDigital communication processes in the portuguese educational system in pandemic times-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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