A responsabilidade social na Volkswagen: carregar a bandeira ou apenas um smilie?

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Autor(es): dc.contributorSimão, João-
Autor(es): dc.creatorMartins, Hélder Manuel de Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:09:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:09:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11011-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho pretende aferir se o grupo empresarial Volkswagen efetua o reporte de Responsabilidade Social por via de uma abordagem substantiva ou apenas simbólica ao reporte. Para aferir da abordagem é avaliada a qualidade do discurso de Responsabilidade Social das Empresas presente nos relatórios de sustentabilidade do grupo Volkswagen em 2014 e 2016 anos imediatamente anterior e posterior a um escândalo “Dieselgate”. A uma abordagem apenas simbólica corresponderá uma baixa qualidade de reporte. É apresentado o conceito de Responsabilidade Social das Empresas, nomeada uma definição e as funções a desempenhar pelo reporte destas responsabilidades. É apresentada uma metodologia baseada em análise de conteúdo quantitativa com avaliação em separado de quatro dimensões distintas mas complementares de qualidade de discurso e os indicadores correspondentes antes de integrados num único indicador de qualidade normalizado. Uma análise de conteúdo qualitativa é efetuada em paralelo. O esquema de classificação base é apresentado e aplicado á informação existente nestes relatórios. Os relatórios no seu global têm qualidade média a elevada pela metodologia baseada em análise de conteúdo quantitativa embora diminuíndo de 2014 para 2016. Os mesmos resultados decompostos por grupos de indicadores sociais e ecológico-ambientais bem como o confronto com os resultados de análise de conteúdo qualitativa possível revelam as fragilidades de avaliações de qualidade de discurso com base em frequências estatísticas e que aproveitam á avaliação da qualidade destes relatórios: O uso de focos no reporte em grupos de tópicos onde o desempenho a reportar é positivo, omitindo reporte em tópicos onde o desempenho é negativo; O reporte de desempenho apresentado como positivo e voluntário mas corresponder apenas ao cumprimento de legislação; A utilização da terminologia ambígua em relação a que empresa em particular os desempenhos reportados se referem, expandindo bons desempenhos na Alemanha para o grupo como um todo; A multiplicação de peças de informação de bom desempenho ou acerca de atividades ou desempenhos quase irrelevantes para a dimensão do grupo. A avaliação final é de que estes relatórios apresentam indícios de uma comunicação sem sinceridade e manipulativa (Laufer, 2003) aumentando a transparência sobretudo quando a empresa tem bons desempenhos a reportar a que corresponde “um Smilie”, uma abordagem apenas simbólica ao reporte e a abordagem não se alterou de 2014 para 2016.-
Descrição: dc.descriptionThis work intends to assess wether the Volkswagen Group reports its Social Responsibilities through a substantive or just symbolic approach. To assess this approach, the quality of the Corporate Social Responsibility discourse present in the Volkswagen Group Sustainability reports of 2014 and 2016 is evaluated, immediately before and after the “Dieselgate” scandal. A just symbolic approach corresponds to a low reporting quality. The concept of Corporate Social Responsibility is presented, a definition is nominated and the roles to be fulfilled by the reporting of these responsibilities are discussed. A quantitative contents analysis based methodology is presented, evaluating four distinct but complementary speech quality dimensions and the corresponding indicators are presented before integrated into a single global normalized indicator. The qualitative contents analysis was performed in parallel. The base classification scheme is presented and applied to the information presented in these reports. The reports have medium to high quality under a quantitative analysis based methodology although it decreased from 2014 to 2016. The same results decomposed by groups of social and environmental-ecological indicators, as well as by confronting with the results from the possible qualitative analysis do reveal the fragilities of such a discourse quality evaluation scheme supported on statistical frequencies from which these reports do profit for quality evaluation purposes: The focus on groups of topics with positive performance to report omitting topics where the performance is negative; Reporting as positive and voluntary performance achievements that correspond to regulation limits; Using ambiguous terminology regarding which particular company the performance refers to, expanding good performance in Germany to the entire group as a whole; The multiplication of good performance pieces of information or almost irrelevant good performance considering the group size. The final evaluation is that these reports show signs of a non-sincere and manipulative communication (Laufer, 2003) increasing transparency mainly when the group has good performance to report, to which corresponds a Smilie, one just symbolic approach to the reporting and such an approach did not change from 2014 to 2016.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade Social Empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectReporte de sustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de reporte-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem do reporte-
Palavras-chave: dc.subjectGrupo Volkswagen-
Palavras-chave: dc.subject2014-
Palavras-chave: dc.subject2016-
Palavras-chave: dc.subjectCSR-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability reporting-
Palavras-chave: dc.subjectReporting quality-
Palavras-chave: dc.subjectApproach to reporting-
Palavras-chave: dc.subjectVolkswagen-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleA responsabilidade social na Volkswagen: carregar a bandeira ou apenas um smilie?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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