Atos de fala e estratégias de delicadeza no desenvolvimento da competência pragmática de alunos de Português Língua Não Materna no contexto de ensino alemão

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Carla Aurélia de-
Autor(es): dc.creatorLajewski, Leda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:09:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:09:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11008-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11008-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho de investigação insere-se no âmbito do Mestrado Português Língua Não Materna da Universidade Aberta. Pretende-se refletir a respeito das realizações dos atos ilocutórios diretivos, comissivos, expressivos e assertivos e das estratégias de delicadeza positiva e negativa a partir da constituição e delimitação de um corpus composto por vinte e três diálogos de produção oral realizados por dezessete alunos dos níveis A1.2/A1.3 e B1/B2 de Português em Hamburgo, na Alemanha. A pesquisa fundamenta-se nos estudos do campo da Pragmática Linguística. Analisamos o desenvolvimento da competência pragmática a partir da realização de atos ilocutórios em interações desenvolvidas em contextos específicos com o objetivo de verificar de que maneira os atos de fala e as estratégias de delicadeza são produzidos pelos alunos de Português Língua Não Materna. Além disso, desenvolvemos uma Ficha Sociolinguística com informações a respeito do perfil sociológico, linguístico e cultural dos alunos. A partir da recolha e da análise dos resultados obtidos, constatamos que a maioria dos alunos não apresenta dificuldades em formular atos de fala, principalmente indiretos, e utiliza estratégias de delicadeza principalmente em atos de convite e atos expressivos.-
Descrição: dc.descriptionThis work is within the scope of studies of the Master’s degree course in Portuguese as a nonnative language offered by Aberta University. It aims to reflect upon directive illocutionary acts, commissive speech acts, expressive speech acts, assertive speech acts and politeness strategies, both positive and negative, deriving from the creation and limitation of a study corpus made of twenty-three oral dialogues produced by seventeen students from A1.2/A1.3 and B1/B2 Portuguese levels in Hamburg, Germany. This research is based on studies in the field of Linguistic Pragmatics. We have analyzed the development of pragmatic skills during the performance of illocutionary acts in interactions which occurred in specific contexts with the ultimate goal of verifying how the speech acts and politeness strategies are produced by the students of Portuguese as a second language. Moreover, we have developed a Sociolinguistic Record with informations regarding the cultural and sociological background of the learners. From the collection and analysis of the obtained results, we found that the majority of students do not show any difficulties in formulations speech acts, mostly indirect ones, and use politeness strategies mainly in invitational acts and expressive acts.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAtos de fala-
Palavras-chave: dc.subjectDelicadeza linguística-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectPragmática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino do português-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês língua não materna-
Palavras-chave: dc.subjectProdução oral-
Palavras-chave: dc.subjectAlemanha-
Palavras-chave: dc.subjectSpeech acts-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistic politeness-
Palavras-chave: dc.subjectOral production-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese non-native language-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleAtos de fala e estratégias de delicadeza no desenvolvimento da competência pragmática de alunos de Português Língua Não Materna no contexto de ensino alemão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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