Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:09:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:09:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10984 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10984 | - |
Descrição: dc.description | Produção científica integrada na Investigação do Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning. Projeto acolhido pela UID 4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta- Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02 | - |
Descrição: dc.description | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação. Livro de Resumos. | - |
Descrição: dc.description | Se tivermos em conta que quando se faz uma pesquisa num motor de busca os resultados apresentados provêm quase sempre em primeiro lugar da Wikipédia, não será difícil atribuir um carácter ubíquo a esta enciclopédia online. E, em particular, se considerarmos a população estudantil, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa para a realização de trabalhos académicos (Pestana & Cardoso, 2014, 2015, 2018). Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizá-la, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto (Cardoso & Pestana, 2018). Importa destacar que, para além do acesso, importar dotar os estudantes a corporizar o fenómeno que Bruns (2008) e Tapscott e William (2007) identificam respetivamente, como “ Produsage” e “Prosumers”. Ou seja, a participação de cada cidadão não se restringe ao acesso e ao consumo, mas também ao facto de se encorajar a contribuir para a produção de bens culturais, independentemente do seu estatuto individual. Centrando-nos na Wikipédia, indagamos sobre possibilidades de integração curricular no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, o estudo assume um paradigma quantitativo. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, o qual foi disponibilizado no início e no final da Unidade Curricular onde decorreu a integração curricular da Wikipédia. A análise dos resultados é segmentada em duas partes, a primeira direciona-se para o acesso e a utilização, isto é, assumindo uma perspetiva passiva de utilização desta enciclopédia, na qualidade de consumidor de informação, e a segunda direciona-se para a edição, isto é, para uma perspetiva ativa, enquanto produtor de informação. Conclui-se que no contexto analisado no ensino superior online, em que se integrou curricularmente a Wikipédia, se consolida a perspetiva de produtor. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | - |
Relação: dc.relation | https://objsrv01.eventqualia.com/evt4-media/documents/Livro_Resumos_SPCE_V6.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wikipédia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Wikipédia na Universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Título: dc.title | A Wikipédia no ensino superior online: que práticas? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: