A Wikipédia no ensino superior online: que práticas?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPestana, Filomena-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:09:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:09:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10984-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10984-
Descrição: dc.descriptionProdução científica integrada na Investigação do Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning. Projeto acolhido pela UID 4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta- Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02-
Descrição: dc.descriptionXV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação. Livro de Resumos.-
Descrição: dc.descriptionSe tivermos em conta que quando se faz uma pesquisa num motor de busca os resultados apresentados provêm quase sempre em primeiro lugar da Wikipédia, não será difícil atribuir um carácter ubíquo a esta enciclopédia online. E, em particular, se considerarmos a população estudantil, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa para a realização de trabalhos académicos (Pestana & Cardoso, 2014, 2015, 2018). Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizá-la, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto (Cardoso & Pestana, 2018). Importa destacar que, para além do acesso, importar dotar os estudantes a corporizar o fenómeno que Bruns (2008) e Tapscott e William (2007) identificam respetivamente, como “ Produsage” e “Prosumers”. Ou seja, a participação de cada cidadão não se restringe ao acesso e ao consumo, mas também ao facto de se encorajar a contribuir para a produção de bens culturais, independentemente do seu estatuto individual. Centrando-nos na Wikipédia, indagamos sobre possibilidades de integração curricular no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, o estudo assume um paradigma quantitativo. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, o qual foi disponibilizado no início e no final da Unidade Curricular onde decorreu a integração curricular da Wikipédia. A análise dos resultados é segmentada em duas partes, a primeira direciona-se para o acesso e a utilização, isto é, assumindo uma perspetiva passiva de utilização desta enciclopédia, na qualidade de consumidor de informação, e a segunda direciona-se para a edição, isto é, para uma perspetiva ativa, enquanto produtor de informação. Conclui-se que no contexto analisado no ensino superior online, em que se integrou curricularmente a Wikipédia, se consolida a perspetiva de produtor.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação-
Relação: dc.relationhttps://objsrv01.eventqualia.com/evt4-media/documents/Livro_Resumos_SPCE_V6.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectWikipédia-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Wikipédia na Universidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior online-
Palavras-chave: dc.subjectPortugal-
Título: dc.titleA Wikipédia no ensino superior online: que práticas?-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.