Recursos educacionais abertos e educação aberta na sociedade em rede

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPinto, João-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:08:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:08:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10979-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.21747/21836671/pagnesppk3-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10979-
Descrição: dc.descriptionTexto de suporte à comunicação apresentada na 11ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (CONFOA), realizada entre 6 a 8 de outubro de 2020.-
Descrição: dc.descriptionVivemos um novo paradigma social denominado por sociedade em rede, onde a informação circula intensamente através de redes mediadas pela tecnologia digital. Os estilos de vida possibilitados por esta nova organização social determinam igualmente o acesso ao conhecimento e à reconfiguração de processos relacionais, o que nos traz grandes desafios, mas também oportunidades de aprender e evoluir para melhor respondermos às nossas necessidades, pessoais ou profissionais. Assim, confere-nos poder no acesso ao conhecimento e integra-nos numa cultura participativa online. Neste âmbito, é essencial considerar novos caminhos para as aprendizagens, diferentes e inovadores, que respondam às necessidades dos indivíduos ao longo da sua vida. Assumimos, então, como finalidade deste ensaio refletir sobre Recursos Educacionais Abertos e Educação Aberta no contexto dos novos estilos de vida, ou seja, na atual sociedade em rede, explorando como as novas necessidades de aprender se cruzam com as dinâmicas sociais possibilitadas pela vida online.-
Descrição: dc.descriptionWe live a new social paradigm named network society, where information circulates intensely through networks mediated by technology. The lifestyles made possible by this new social organization also determine access to knowledge and the reconfiguration of relational processes, which brings us to great challenges, but also opportunities to learn and better evolve responding to our personal or professional needs. Thus, it empowers us in access to knowledge and integrates us into an online participatory culture. In this context, it is essential to consider new paths for learning, diferente and innovatives that respond to the needs of individuals along their lives. We assume, then, the purpose of this essay to reflect on Open Educational Resources and Open Education in the context of new lifestyles, that is, in today's network society, exploring how new needs to learn intersect the social dynamics made possible by online life.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCITCEM-
Relação: dc.relationhttp://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10182-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCultura participatória-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aberta-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educacionais abertos-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade em rede-
Palavras-chave: dc.subjectParticipatory culture-
Palavras-chave: dc.subjectOpen education-
Palavras-chave: dc.subjectOpen educational resources-
Palavras-chave: dc.subjectNetwork society-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleRecursos educacionais abertos e educação aberta na sociedade em rede-
Título: dc.titleOpen educational resources and open education in the network society-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.