Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:09:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:09:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10971 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10971 | - |
Descrição: dc.description | Palestra apresentada na Conferência Plenária em 09 de novembro de 2017, na 1.ª Conferência Científica Internacional da Wikipédia que decorreu na Universidade Federal Fluminense, Brasil, entre 8 e 10 de novembro de 2017. Projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta - Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02. | - |
Descrição: dc.description | A Wikipédia constitui um inegável contributo para a democratização do acesso à informação. Além disso, e se considerarmos a população estudantil, constata-se que é uma das principais fontes de pesquisa, nomeadamente para a realização de tarefas curriculares. Neste contexto, os projetos educacionais na Wikipédia, do ensino básico ou fundamental ao ensino superior, contêm um enorme potencial e revestem-se de uma grande pertinência. Assim, nesta palestra apresentaremos dois exemplos de integração curricular da Wikipédia em Portugal: uma proposta de formação de professores, que decorreu numa escola EB 2/3 do Ensino Básico Português, no distrito de Lisboa, e envolveu duas professoras e duas turmas (6.º e 8.º anos); e, a primeira parceria entre a Wikimedia Foundation e uma Universidade Portuguesa, concretamente a Universidade Aberta (Portugal), no âmbito do Programa Wikipédia na Universidade. A partir destes exemplos reconhecemos que importa, por um lado, apostar na formação de professores, e com eles explorar as potencialidades da Wikipédia; e, por outro, fomentar a integração curricular da Wikipédia, através do Wikipedia Education Program ou do Wikipedia in University Program. Em suma, podemos concluir que a Wikipédia, um recurso educacional aberto (REA) por excelência, pode e deve ser integrado curricularmente no ensino básico ou fundamental e no ensino superior. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/draft | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wikipédia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos educacionais abertos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Wikipédia na Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Wikipédia na Universidade | - |
Título: dc.title | Projetos educacionais na Wikipédia: do ensino básico ao ensino superior: exemplos de integração curricular em Portugal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: