Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:09:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:09:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10970 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10970 | - |
Descrição: dc.description | Workshop/Oficina apresentado em 10 de novembro na 1.ª Conferência Científica Internacional da Wikipédia que decorreu na Universidade Federal Fluminense, Brasil, entre 8 e 10 de novembro de 2017. Projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta - Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02. | - |
Descrição: dc.description | O Projeto Wikipédia apresenta-se como uma enciclopédia disponibilizada online, em diversas línguas. É construída com o contributo de uma comunidade de voluntários em todo o mundo, através de uma tecnologia wiki que suporta o trabalho colaborativo. Segundo Broughton (2008), a Wikipédia pode ser definida “as a project to produce a free content encyclopedia to which anyone can contribute”. O mesmo autor acrescenta que a “Wikipedia has become the first place millions of people go to get a quick factor to launch extensive research”. Mas afinal que potencialidades nos oferece a Wikipédia? E será que Wikipédia e Ensino Superior têm ADN (in)compatíveis? Neste workshop pretende-se promover uma reflexão acerca destas questões, com os seguintes objetivos: Identificar conceções e práticas de professores e estudantes sobre a Wikipédia; Dar a conhecer conceções e práticas de estudantes e professores sobre a Wikipédia; Problematizar a articulação entre Wikipédia e Ensino Superior; Perspetivar a Wikipédia no campo educativo e académico; Propor atividades com a Wikipédia enquanto Recurso Educacional Aberto; Contribuir para o Programa Wikipédia na Educação. Por se acreditar que existe no projeto Wikipédia um contributo inegável para a democratização do acesso à informação (cf. Lyut, 2012), espera-se que este workshop possa ser também um momento de trabalho colaborativo, essencial no âmbito da construção da inteligência coletiva, da cibercultura digital e da cultura participatória. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/draft | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wikipédia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos educacionais abertos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Wikipédia na Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conceções e Práticas | - |
Título: dc.title | Wikipédia e ensino superior: ADN (in)compatíveis? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: