A animação em contextos lúdicos de aprendizagem da leitura: estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Glória-
Autor(es): dc.creatorRomano, Maria Isabel Correia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:09:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:09:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10957-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10957-
Descrição: dc.descriptionEsta investigação pretendeu perceber e analisar como o projeto de animação para a leitura” Contos Contigo”, desenvolvido em contexto de Biblioteca Escolar, direcionado para os alunos de 1º ciclo do ensino básico, poderá ser uma prática eficaz para incentivar hábitos de leitura. O projeto surgiu a partir de uma situação concreta, ou seja, da necessidade imperativa de agir para desenvolver competências leitoras, motivar para a leitura e o gosto pelo livro, face a alunos que não manifestavam interesse particular pela leitura. Foi nosso propósito, com este estudo de caso, analisar e refletir sobre os resultados obtidos relativamente à procura do livro, criação de hábitos de leitura e examinar a influência educacional relacionada com a animação em contextos lúdicos de aprendizagem da leitura para a promoção de hábitos leitores. Com a análise dos dados obtidos, através dos instrumentos de recolha de informação utilizados e das atividades realizadas, verificámos que a Biblioteca Escolar, através do projeto de animação “Contos Contigo”, desempenhou um papel relevante para a promoção da leitura e contribuiu desta forma para uma mudança significativa de atitudes em relação ao gosto pelo livro por parte do público-alvo.-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to understand and analyse how the reading animation project "Contos Contigo", developed in the context of the School Library, developed with students of Primary School education, can be an effective practice to encourage reading habits. This project arose from a concrete situation, that is, from the imperative need to act developing reading skills, and motivating students who reject reading. And also to develop interest for reading books with children who had no particular interest in reading. It was our purpose, with this case study, to analyze and reflect on the results obtained in relation to the search for the book, creation of reading habits and to examine the educational influence related to animation in playful contexts of learning to read for the promotion of reading habits. The analysis of the data obtained through data-collecting instruments used and the activities carried out, showed that the School Library, through the "Contos Contigo" animation project, played a relevant role in promoting reading and thus contributed to a significant change in attitudes regarding the taste for books on the part of the target public.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da leitura-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectHábitos de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectReading promotion-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectReading habits-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleA animação em contextos lúdicos de aprendizagem da leitura: estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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