O Facebook como artefacto educacional?: o caso do projeto Reviver na Rede

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPinto, João-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:06:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:06:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10954-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10954-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado na VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC - ieTIC2020.-
Descrição: dc.descriptionO projeto “Reviver na Rede” emergiu do trabalho desenvolvido pelo primeiro autor, com orientação da coautora, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning da Universidade Aberta, no contexto de uma pesquisa integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT),-
Descrição: dc.descriptionNeste texto, em que se assume o registo de ensaio, pretende-se explorar a possibilidade do Facebook constituir um artefacto promovedor de aprendizagens (in)formais no contexto da Educação Aberta, tendo como exemplo o caso prático do projeto REviver na Rede. A revolução digital impulsionou o paradigma da sociedade rede com impacto nos estilos de vida, cada vez mais virtuais e online, estimulando novas formas de aprendizagem. Atualmente o Facebook tornou-se um gigantesco e global palco virtual, no qual se promovem comportamentos e novas possibilidades de interação, configurando-se como um recurso significativo para o processo de ensino e aprendizagem; simultaneamente, também se tornou num disseminador de práticas e experiências educativas. Concluímos que o Facebook tem vindo a emergir na Educação, assumindo várias valências. Para além de instrumento (artefacto) educacional, digital e multimédia, também é visto como tendo um papel muito relevante na disseminação e construção do conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionIn this text, in which we assume the essay format, we aim at exploring the possibility of Facebook being a contributing artefact to (in)formal learning in the context of Open Education, taking as an example the project REviver na Rede. The digital revolution has boosted the paradigm of the networked society with an impact on lifestyles, increasingly becoming virtual and online, stimulating new forms of learning. Currently, Facebook has become a gigantic and global virtual stage, in which behaviors and new possibilities of interaction are promoted, configuring as a significant resource for the teaching and learning process; simultaneously, it has also become a disseminator of educational practices and experiences. We conclude that Facebook has been emerging in Education, assuming several dimensions. In addition to being an educational, digital and multimedia instrument (artefact), it is also seen as having a key role in the dissemination and construction of knowledge.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto Politécnico de Bragança-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectFacebook-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aberta-
Palavras-chave: dc.subjectArtefacto-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectOpen education-
Palavras-chave: dc.subjectArtefact-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleO Facebook como artefacto educacional?: o caso do projeto Reviver na Rede-
Título: dc.titleFacebook as an educational artefact?: the Reviver na Rede project-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.