Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pinto, João | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Ana Isabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:08:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:08:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10951 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10951 | - |
Descrição: dc.description | Artigo integrado no projeto de investigação com o título “Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”, nomeadamente no projeto de tese do primeiro autor, inscrito no doutoramento em Média - Arte Digital – Universidade Aberta/ Universidade do Algarve, com orientação científica das coautoras. | - |
Descrição: dc.description | Este texto constituiu uma reflexão sobre cinema e educação no contexto das redes sociais; surge de uma investigação doutoral em curso sobre o Plano Nacional de Cinema (PNC), para compreender de que modo a referida iniciativa governamental tem feito uso das redes sociais digitais online. Da revolução tecnológica emerge uma sociedade em rede, enquanto novo paradigma social, com impactos no estilo de vida e no comportamento dos indivíduos, e ainda na forma de aprenderem. O cinema, como arte audiovisual, sempre assumiu um papel educacional na sociedade, mas encontra agora novas possibilidades e caminhos para intervir, contando com públicos participativos, que, além de recetores, também podem ser produtores de conteúdos audiovisuais no seu quotidiano. Assim, as novas formas de viver o cinema influenciam as atividades desenvolvidas pelo PNC e reforçam os seus objetivos educacionais. Parece inevitável a relação educação, cinema e redes sociais, que vem incentivar a aprendizagem formal, mas sobretudo fomenta a aprendizagem não-formal, porque as pessoas aprendem cada vez mais deste modo nas suas atividades pessoais e profissionais. Como vivemos numa sociedade tecnológica e audiovisual, em rede, incorporando novos estilos de vida digital, a própria relação entre cinema e educação também se atualiza, fruto de uma sociedade cada vez mais ativa nas redes sociais online, assumindo, portanto, novas dinâmicas pedagógicas. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento | - |
Relação: dc.relation | SFRH/BD/137359/2018 | - |
Relação: dc.relation | https://drive.google.com/file/d/1TQqoDG0QWzfYPJ8Xm4YjBzHLglJy5tjl/view | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano Nacional de Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | PNC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade em rede | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese National Film Plan | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Cinema, educação e PNC: explorando possibilidades nas redes sociais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: