Cinema, educação e PNC: explorando possibilidades nas redes sociais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPinto, João-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Autor(es): dc.creatorSoares, Ana Isabel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:08:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:08:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10951-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10951-
Descrição: dc.descriptionArtigo integrado no projeto de investigação com o título “Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”, nomeadamente no projeto de tese do primeiro autor, inscrito no doutoramento em Média - Arte Digital – Universidade Aberta/ Universidade do Algarve, com orientação científica das coautoras.-
Descrição: dc.descriptionEste texto constituiu uma reflexão sobre cinema e educação no contexto das redes sociais; surge de uma investigação doutoral em curso sobre o Plano Nacional de Cinema (PNC), para compreender de que modo a referida iniciativa governamental tem feito uso das redes sociais digitais online. Da revolução tecnológica emerge uma sociedade em rede, enquanto novo paradigma social, com impactos no estilo de vida e no comportamento dos indivíduos, e ainda na forma de aprenderem. O cinema, como arte audiovisual, sempre assumiu um papel educacional na sociedade, mas encontra agora novas possibilidades e caminhos para intervir, contando com públicos participativos, que, além de recetores, também podem ser produtores de conteúdos audiovisuais no seu quotidiano. Assim, as novas formas de viver o cinema influenciam as atividades desenvolvidas pelo PNC e reforçam os seus objetivos educacionais. Parece inevitável a relação educação, cinema e redes sociais, que vem incentivar a aprendizagem formal, mas sobretudo fomenta a aprendizagem não-formal, porque as pessoas aprendem cada vez mais deste modo nas suas atividades pessoais e profissionais. Como vivemos numa sociedade tecnológica e audiovisual, em rede, incorporando novos estilos de vida digital, a própria relação entre cinema e educação também se atualiza, fruto de uma sociedade cada vez mais ativa nas redes sociais online, assumindo, portanto, novas dinâmicas pedagógicas.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento-
Relação: dc.relationSFRH/BD/137359/2018-
Relação: dc.relationhttps://drive.google.com/file/d/1TQqoDG0QWzfYPJ8Xm4YjBzHLglJy5tjl/view-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectPlano Nacional de Cinema-
Palavras-chave: dc.subjectPNC-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade em rede-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese National Film Plan-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleCinema, educação e PNC: explorando possibilidades nas redes sociais-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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