Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pinto, João | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Ana Isabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:08:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:08:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10948 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10948 | - |
Descrição: dc.description | Artigo integrado no projeto de investigação com o título “Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”, nomeadamente no projeto de tese do primeiro autor, inscrito no doutoramento em Média - Arte Digital – Universidade Aberta/ Universidade do Algarve, com orientação científica das coautoras. | - |
Descrição: dc.description | Texto de suporte à comunicação apresentada na XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal - Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education, realizada entre 26 e 29 de janeiro 2021. | - |
Descrição: dc.description | Esta proposta assume a forma de ensaio para explorar a iniciativa governamental portuguesa do Plano Nacional de Cinema (PNC), como ferramenta promotora da literacia dos media no eixo da educação de jovens. Constatamos que tecnologia faz hoje parte do quotidiano, que provoca transformações na vida dos cidadãos e cria estilos de vida digitais próprios de uma sociedade em rede, dinâmicas que influenciam a educação. É nesse contexto que o PNC trabalha para desenvolver e disseminar as literacias dos media junto dos jovens. A revolução tecnológica, nomeadamente a digital, cujos efeitos se começaram a sentir à escala global a partir do início deste século, fez emergir novos estilos de vida, mediados pela tecnologia digital, com impactos no comportamento dos indivíduos na sociedade. A sociedade contemporânea é altamente mediatizada: nela, a imagem, nas suas várias formas, é a rainha dos conteúdos. A imagem em movimento, como é o caso do vídeo, tem conquistado particular destaque, demonstrando um crescente potencial para contar histórias com imagens, sons e movimentos, dinâmica que nos remete para a essência do cinema. O cinema, enquanto arte audiovisual, sempre assumiu um papel educacional na sociedade; encontra agora novas possibilidades e meios para se envolver no quotidiano do público. É com estas preocupações que é criado o PNC, iniciativa direcionada para o contexto escolar, mas que visa ajudar a preparar os alunos para serem melhores cidadãos na sociedade contemporânea. Se, por um lado, a evolução tecnológica provocou transformações sociais e educacionais, por outro, também se constata que tais transformações implicam a mobilização de novas competências por parte dos cidadãos, como a necessidade de promoção de novas literacias. Assim, ao pretender educar para a linguagem da sétima arte e formar novos públicos e novos espectadores, o PNC propõe promover a literacia na leitura e interpretação de imagens em movimento e aprofundar a capacidade de interpretação dos filmes, assim como refletir sobre a sua contribuição para o desenvolvimento cultural, social e pessoal. Concluindo, defendemos que o PNC é uma ferramenta de promoção da literacia dos media, em que a educação para o cinema assume um importante papel: além de almejar a preparação dos jovens para saberem interpretar/compreender o cinema, também os pretende tornar melhores consumidores/produtores/distribuidores de conteúdos audiovisuais, na perspetiva de uma cidadania mais plena. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | - |
Relação: dc.relation | SFRH/BD/137359/2018 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano Nacional de Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia dos media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese National Film Plan | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth education | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta de promoção da literacia dos media na educação de jovens | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: