Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pinto, João | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:08:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:08:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10947 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10947 | - |
Descrição: dc.description | Texto integrado no projeto “Reviver na Rede” - trabalho desenvolvido pelo primeiro autor, com orientação da coautora, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning da Universidade Aberta, no contexto de uma pesquisa integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. | - |
Descrição: dc.description | Texto de suporte à comunicação apresentada na XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal - Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education, realizada entre 26 e 29 de janeiro 2021. | - |
Descrição: dc.description | As redes sociais surgem como um paradigma da complexidade dos fenómenos que caracterizam a sociedade contemporânea na qual o ser humano se assume como eterno aprendiz. A presente comunicação propõe-se explorar a possibilidade das redes sociais online se constituírem como um espaço promotor de aprendizagens (in)formais ao longo da vida. O texto adota a forma de um ensaio reflexivo, para explorar como a revolução digital impulsionou uma sociedade que vive em rede, mediada pelas tecnológicas digitais, com impacto nos estilos de vida, cada vez mais virtuais e online, estimulando, também, novos estilos de aprendizagem. Constatamos que já não somos apenas meros consumidores de informação produzida pelos outros, mas tornamo-nos produtores de conhecimento, ao mesmo tempo que também assumimos o papel de distribuidores desse novo conhecimento. Ou seja, em poucas décadas, passámos do conceito linear de consumidor passivo para ocuparmos o centro do triângulo: consumidor – produtor – destruidor. Estas dinâmicas estão, progressivamente, a transformar as instituições e os processos educacionais, fazendo emergir novas metodologias de ensino/aprendizagem, como o movimento dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e fortalecendo outras já existentes, no âmbito da Educação Aberta. Por isso, consideramos que a relação entre as redes sociais e a educação ao longo da vida é pertinente e desejável. Atualmente as redes sociais tornam-se um gigantesco e global palco virtual, no qual se promovem comportamentos e novas possibilidades de interação, configurando-se como um espaço significativo para o processo de ensino e aprendizagem; simultaneamente, também se tornou num disseminador de práticas e experiências educativas. Concluindo, verificamos que a (r)evolução tecnológica fez emergir uma sociedade em rede mediada pela tecnologia e a crescente utilização das redes sociais digitais potencia a capacidade do ser humano de se realizar como ser social, estimulando novas formas de aprendizagem e novos estilos de vida online. Em suma, consideramos que a relação entre redes sociais e educação é inevitável, sendo de a (re)ativar ao longo da vida, continuamente, como forma de responder aos novos estilos de aprendizagens. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ao longo da vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação aberta online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open online education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lifelong learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | As redes sociais e os novos estilos de aprendizagem ao longo da vida | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: