O mapa concetual como instrumento de avaliação digital: um estudo realizado no ensino superior

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Isolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:09:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:09:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10924-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10924-
Descrição: dc.descriptionAs novas culturas de aprendizagem forçam o uso de novas estratégias de avaliação digital, assentes na autenticidade, consistência, transparência e praticabilidade (Tinoca, Oliveira & Pereira 2013). Com base em estudos já realizados no âmbito da avaliação digital, o presente estudo pretende averiguar de que modo o mapa concetual pode ser utilizado como um instrumento na avaliação de estudantes no ensino superior. O mapa de conceitos pode ser utilizado como estratégia de ensino aprendizagem e/ou como instrumento de avaliação. Auxilia o estudante a tornar explícitos os conceitos-chave e a evidenciar as ligações entre novos conhecimentos e os anteriormente apropriados, constituindo-se como um elemento de negociação de significados e interpretação de conceitos entre o estudante e o professor. Ao professor fornece informação útil na tomada de decisão relativamente à melhoria da aprendizagem do estudante bem como no aperfeiçoamento das suas práticas educativas. O estudo apresentado foi desenvolvido em 2014/2015 numa unidade curricular de um curso de licenciatura da Universidade Aberta de Portugal. Foram analisadas as produções dos estudantes, as interações nos fóruns online e as respostas a um questionário sobre as perceções dos estudantes acerca do design de avaliação proposto. Os resultados evidenciam o reconhecimento do caráter formativo do design de avaliação proposto e sublinham a potencialidade do mapa concetual como instrumento de avaliação digital.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Lisboa-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMapa concetual-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação digital-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleO mapa concetual como instrumento de avaliação digital: um estudo realizado no ensino superior-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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