As ferramentas da Web: um canivete multifacetado nas malhas da avaliação digital alternativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Ricardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:09:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:09:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10923-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10923-
Descrição: dc.descriptionJornadas Internacionais Online realizadas na Universidade Aberta, em Lisboa, de 4-5 de junho de 2015.-
Descrição: dc.descriptionJá não é novidade para nenhum setor da sociedade que nos deparamos com um cenário tecnológico de inúmeras e diárias transformações digitais, fenómeno que muito se deve à galopante evolução da Internet. Os diversificados serviços que advêm da Web, como se de um canivete multifacetado se tratasse, proporcionam aos seus utilizadores uma comodidade e rapidez de acesso à informação nunca antes vivida. É este o local privilegiado onde, cada vez mais e com maior facilidade, os utilizadores procuram o que pretendem, tanto para fins profissionais e académicos como para fins pessoais ou de entretenimento. Viver, nos dias de hoje, completamente à margem da tecnologia digital e de todas as suas potencialidades, significa perder a riqueza da interatividade das ferramentas online que temos ao nosso dispor. É também por estas razões que as ferramentas da Web devem ter a oportunidade de entrar no ensino, desde que com pretensões pedagógicas bem delineadas. As ferramentas da Web têm contribuído na área da educação, para diversas funções: planficar, gerir, conceber e desenvolver conteúdos e atividades. É no seguimento destes atributos da Web que, inevitavelmente nos últimos anos, a avaliação digital tem tido um papel de maior relevo. No entanto, muito caminho haverá para trilhar, tanto ao nível teórico (conceções) como ao nível prático (instrumentos e estratégias). Este breve estudo, de caráter exploratório, remete-nos para uma abordagem teórico-prática, atendendo que não só pretende descrever algumas conceções como também apresentar sugestões pedagógicas, ao nível dos instrumentos de avaliação alternativos e suas possíveis aplicações.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta. LE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação digital-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação digital alternativa-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas Web-
Título: dc.titleAs ferramentas da Web: um canivete multifacetado nas malhas da avaliação digital alternativa-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.