Supervisão pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Autor(es): dc.creatorAbelha, Marta-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Osvaldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:09:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:09:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10919-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17961.068-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10919-
Descrição: dc.descriptionPerante um contexto ainda pouco recetivo à supervisão pedagógica, mas assinalando mudanças e uma pressão crescente no sentido da sua valorização, o estudo realizado visou caracterizar as experiências e perspetivas de educadores de infância da rede pública em Portugal sobre a supervisão pedagógica. Foi aplicado um questionário previamente validado (GASPAR et al., 2019). Orientaram a pesquisa, perspetivas teóricas sobre supervisão pedagógica apresentadas por Gaspar (et al., 2019), Alarcão e Canha (2013), ou Roldão (2012), que têm sido fundamentais na definição do campo, em Portugal. Os resultados apontam para uma experiência de supervisão pedagógica muito ligada à avaliação do desempenho docente (ADD), e em menor medida à formação inicial de professores, considerada de reduzido impacto sobre a qualidade das práticas docentes. No entanto, as perspetivas sobre o papel do supervisor e o conceito de supervisão demonstram alguma abertura à possibilidade de uma supervisão mais horizontal e até informal produzir impactos positivos.-
Descrição: dc.descriptionFaced with a context that is still not very receptive to pedagogical supervision, but experiencing change and growing pressure towards its valorization, the study carried out aimed at characterizing the experiences and perspectives of public-school preschool teachers in Portugal concerning pedagogical supervision. A previously validated questionnaire was applied (GASPAR et al., 2019). Theoretical perspectives on pedagogical supervision, such as those presented by Gaspar (et al., 2019), Alarcão and Canha (2013), or Roldão (2012), which have been fundamental in defining the field, in Portugal, were used. The results point to an experience of pedagogical supervision closely linked to teacher evaluation, and to a lesser extent to initial teacher training, considered to have little impact on the quality of teaching practices. However, perspectives on the role of the supervisor and the concept of supervision demonstrate some openness to the possibility of more horizontal and even informal supervision to produce positive impacts.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa foi financiada por fundos nacionais através da FCT - Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P., pelos projetos UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationUIDB/04372/2020-
Relação: dc.relationUIDP/04372/2020-
Relação: dc.relationhttps://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/17961-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Infância-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento profissional de professores-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical supervision-
Palavras-chave: dc.subjectPreschool teachers-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher professional development-
Título: dc.titleSupervisão pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal-
Título: dc.titlePedagogical supervision: perspectives of preschool teachers in Portugal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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