Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Miguel Mira da | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Josiro Fernando Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:09:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:09:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10906 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10906 | - |
Descrição: dc.description | Esta investigação, resulta da falta de estudos que interliguem a framework Scrum com o referencial de competências IPMA Agile Leadership, no âmbito de gestão de projectos. Propusemos, então, um estudo entre as funções da Scrum, centrado nos seus participantes, definidos pelo Guia Scrum (Product Owner, Scrum Master e Developers). Esta investigação visa representar e, avaliar, IPMA Agile Leadership, em três áreas de competências (Perspectiva, Pessoas e Práticas), nos papéis Scrum. Para facilitar a interpretação do mapeamento, foi criada uma Matrix de referência que explora a ligação dos 29 elementos de competência descritos no ICB4, necessários para cada posição do Scrum. Pretende-se que este artefacto auxilie profissionais (Project Manager, Agile Coach, Scrum Master, Product Owners, Developers, Equipas de recrutamento e/ou até estudantes) que pretendam laborar com metodologias Ágeis. Para atingir o nosso objectivo, apresentámos um estudo de caso exploratório, utilizando duas metodologias: Metodologia de Revisão Sistemática da Literatura (SLRM) e Metodologia de Análise de Design Científico (DSRM). A primeira apoiou a base para a elaboração do artefacto (Matriz), a nossa proposta de mapeamento. Por sua vez, a segunda, uma série de entrevistas a profissionais que trabalham com estas metodologias. A metodologia ágil reformulou a forma como os grupos operam e, proporcionou o poder de interagir regularmente entre todos os interessados, para melhorar a gestão do projecto. Isto acelera e melhora a resposta aos clientes. | - |
Descrição: dc.description | This research results from the lack of studies that interconnect the Scrum framework with the benchmark of competencies IPMA Agile Leadership within the project management framework. We proposed, then, a study between the Scrum roles focused on its participants, defined by the Scrum Guide (Product Owner, Scrum Master and Developers). This research aims to represent and assess IPMA Agile Leadership, in three competency areas (Perspective, People and Practices), in Scrum roles. A Reference Matrix has been created to aid in the interpretation of the mapping. It explores the relationship of the 29 competency elements described in ICB4 that are required for each Scrum position. It is intended that this artefact helps professionals (Project Manager, Agile Coach, Scrum Master, Product Owners, Developers, Recruitment teams and/or even students) who intend to work with Agile methodologies. To achieve our goal, we presented an exploratory case study using two methodologies: Systematic Literature Review Methodology (SLRM) and Scientific Design Analysis Methodology (DSRM). The former supported the basis for the development of the artefact (Matrix), our mapping proposal. In turn, the second, a series of interviews with professionals working with these methodologies. The agile methodology has reshaped the way groups operate and provided the power to interact regularly with all stakeholders to improve project management. This speeds up and improves responsiveness to clients. | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | IPMA Agile Leadership | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scrum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapping roles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipas de Gestão de Projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matriz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project Management Teams | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marix | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | - |
Título: dc.title | Mapping the roles and responsibilities of Agile teams: scrum VS IPMA Agile Leadership | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: