Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlDahdouh, Alaa A.-
Autor(es): dc.creatorOsório, António J.-
Autor(es): dc.creatorCaires, Susana-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Leonel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:09:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:09:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10838-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10838-
Descrição: dc.descriptionTradução por Leonel Morgado de: AlDahdouh, Alaa A.; Osório, António J. & Caires, Susana (2015). Understanding knowledge network, learning and connectivism. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 12 (10), 3-21.-
Descrição: dc.descriptionO comportamentalismo (ou behaviorismo), o cognitivismo, o construtivismo e outras teorias em ascensão, como a teoria ator-rede e o conetivismo, circulam no meio educativo. Para cada uma, há aliados que sustentam factos de investigação e a consistência das observações. Entretanto, as teorias existentes dominam o terreno até que o pano de fundo se altere ou factos mais concretos demonstrem as suas insuficiências. O conetivismo afirma que o pano de fundo – ou o clima geral – se alterou recentemente: uma nova geração de investigadores, conetivistas, propõe uma nova forma de conceber o conhecimento. Segundo eles, o conhecimento é uma rede e a aprendizagem é um processo que explora esta rede. Outros investigadores consideram que este conceito não está claro, ou que não é novo, pelo que provavelmente não afetará o campo da educação. Este artigo aborda uma compreensão difusa do conhecimento, definido enquanto rede, e a falta de recursos que debatam este tema. Por isso, tenta clarificar o que significa definir o conhecimento como uma rede e de que forma isso pode afetar o ensino e a aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionN/A-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectConstrutivismo-
Palavras-chave: dc.subjectConetivismo-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem em rede-
Palavras-chave: dc.subjectE-learning-
Palavras-chave: dc.subjectCurso online aberto e massivo-
Palavras-chave: dc.subjectMOOC-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia-
Palavras-chave: dc.subjectOntologia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem online-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectIA-
Título: dc.titleCompreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismo-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.