Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | AlDahdouh, Alaa A. | - |
Autor(es): dc.creator | Osório, António J. | - |
Autor(es): dc.creator | Caires, Susana | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:09:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:09:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10838 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10838 | - |
Descrição: dc.description | Tradução por Leonel Morgado de: AlDahdouh, Alaa A.; Osório, António J. & Caires, Susana (2015). Understanding knowledge network, learning and connectivism. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 12 (10), 3-21. | - |
Descrição: dc.description | O comportamentalismo (ou behaviorismo), o cognitivismo, o construtivismo e outras teorias em ascensão, como a teoria ator-rede e o conetivismo, circulam no meio educativo. Para cada uma, há aliados que sustentam factos de investigação e a consistência das observações. Entretanto, as teorias existentes dominam o terreno até que o pano de fundo se altere ou factos mais concretos demonstrem as suas insuficiências. O conetivismo afirma que o pano de fundo – ou o clima geral – se alterou recentemente: uma nova geração de investigadores, conetivistas, propõe uma nova forma de conceber o conhecimento. Segundo eles, o conhecimento é uma rede e a aprendizagem é um processo que explora esta rede. Outros investigadores consideram que este conceito não está claro, ou que não é novo, pelo que provavelmente não afetará o campo da educação. Este artigo aborda uma compreensão difusa do conhecimento, definido enquanto rede, e a falta de recursos que debatam este tema. Por isso, tenta clarificar o que significa definir o conhecimento como uma rede e de que forma isso pode afetar o ensino e a aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | N/A | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conetivismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem em rede | - |
Palavras-chave: dc.subject | E-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curso online aberto e massivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | MOOC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ontologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | IA | - |
Título: dc.title | Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: