Proposta educativa de aprendizagem-serviço como atividade acadêmica de extensão no Curso Superior de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Ribeirão Preto-SP, Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorCenedesi, Renata Trivelato Felício-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:08:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:08:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10798-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10798-
Descrição: dc.descriptionA Aprendizagem-Serviço é uma metodologia de ensino e aprendizagem que une teoria e prática em um contexto experiencial, estendendo o aprendizado para além da sala de aula e fomentando ações de responsabilidade cívica. Tem sido aplicada na formação de professores e estudada como ferramenta de aprendizagem significativa, contribuindo para o desenvolvimento de competências integradas ao exercício de cidadania e responsabilidade social dos alunos, professores e instituição, compreendidos como um todo. No atual contexto, a Faculdade de Ribeirão Preto, São Paulo (Brasil), oferece um curso de graduação na área de Educação, mas não apresenta em sua estrutura atividades que a conectem com a comunidade em seu entorno, o que pode implicar uma lacuna em termos de representatividade e responsabilidade social como instituição promotora de conhecimento. Consideremos ainda que o Curso de Pedagogia não apresenta, em sua grade de disciplinas, atividades práticas que possibilitem ao aluno em formação praticar seus conhecimentos teóricos construídos em sala de aula. Combinar objetivos de servir e aprender, com a intenção de proporcionar trocas entre quem recebe o serviço e quem oferece, é a essência da Aprendizagem-serviço, e por isso empenhamos uma investigação qualitativa para apresentar esta metodologia educativa e propô-la como uma disciplina extracurricular no curso de Pedagogia, da Faculdade de Ribeirão Preto. Para verificar se tal proposta seria relevante, realizamos uma sondagem com questionários aplicados a professores, coordenadora, diretor e alunos do último período do curso de Pedagogia. Com efeito, foi possível concluir que, pelo fato de proporcionar o exercício dos conhecimentos de formação a favor da comunidade, agregando novas experiências aos currículos pessoais e profissionais de alunos e professores, a metodologia educativa de Aprendizagem-Serviço, sendo proposta como extensão no curso de Pedagogia, poderá contribuir para que a vivência dos conteúdos teóricos sejam percebidos e refletidos nos espaços cotidianos da sociedade.-
Descrição: dc.descriptionService-Learning is a teaching and learning methodology that combines theory and practice in an experiential context, extending learning beyond the classroom and fostering civic responsibility actions. It has been applied in teacher training and studied as a meaningful learning tool, contributing to the development of competences integrated with the exercise of citizenship and social responsibility of students, teachers and the institution as a whole. In the current context, the Faculty of Ribeirão Preto, São Paulo - Brazil, offers an undergraduate course in the area of Education, but does not have in its structure activities that connect it with the surrounding community, which may represent a gap in terms of representativeness and social responsibility as a knowledge-promoting institution. In addition, the Pedagogy Course does not present in its curriculum of activities that enable the student in training to practice his theoretical knowledge built in the classroom. Combining objectives of serving and learning, with the intention of providing exchanges between those who receive the service and those who offer it, is the essence of Learningservice, and for this reason we undertake a qualitative investigation to present this educational methodology and propose it as an extracurricular discipline in the Pedagogy course at the Faculty of Ribeirão Preto. We conducted a survey with questionnaires applied to teachers, coordinator, director and students from the last period of the Pedagogy course, to see if such a proposal would be relevant. It was possible to conclude that initially, by providing the exercise of training knowledge in favor of the community, adding new experiences to the personal and professional curricula of students and teachers, the Learning-Service educational methodology may be an extension proposal in the Pedagogy course, to contribute so that the experience of theoretical contents is perceived and reflected in the everyday spaces of society.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProposta educativa-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-Serviço-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectRibeirão Preto-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducational proposal-
Palavras-chave: dc.subjectService learning-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectSocial responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleProposta educativa de aprendizagem-serviço como atividade acadêmica de extensão no Curso Superior de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Ribeirão Preto-SP, Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.