Formação docente: uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de alfabetização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorLima, Ana Lúcia de Medeiros Couto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:08:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:08:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10766-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10766-
Descrição: dc.descriptionO ato de alfabetizar é o processo pelo qual colocamos o indivíduo como ser ativo na sociedade letrada. Ler, escrever e interpretar textos vai muito além da sala de aula. Através da inserção das TDIC na sociedade do conhecimento existe então a necessidade da utilização dessas ferramentas como uma mais valia na alfabetização. A evolução do conhecimento causado pelo uso das tecnologias atinge então a sociedade como um todo, cabendo à educação adequar a esse conceito. Refletir sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação como mais um instrumento de inovação no fazer pedagógico é o ponto crucial dessa dissertação. Apresentando como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas partindo da utilização das TDIC no processo de alfabetização de uma escola pública municipal, na cidade de Boituva, Estado de São Paulo, Brasil e a ampliação da discussão e investigação sobre práticas pedagógicas renovadas. Esta investigação procura dar resposta ao problema de que com o avanço tecnológico proporcionado pelas TDIC, existe uma utilização das mesmas diretamente relacionadas com o processo de alfabetização? E os professores, estarão eles capacitados para utilizar essas tecnologias em favor da aprendizagem? Para poder dar resposta aos questionamentos e atingir os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia mista, que envolve a pesquisa bibliográfica, o inquérito por questionário aos nove professores alfabetizadores da unidade escolar Professor Olavo Lazaro Munhoz Soares, que trouxe à luz do entendimento a utilização das TDIC pelos docentes alfabetizadores e sua formação pedagógica para a utilização das tecnologias como recurso de aprendizagem e uma entrevista estruturada aplicada aos mesmos buscando entender a sua prática educativa. A aplicação desse estudo de caso permitiu concluir que a utilização das TDIC vem sendo adotada no processo de ensino como ferramenta auxiliar em diferentes atividades escolares, tanto por parte dos alunos, como dos professores, porém a formação docente para esse fim ainda é insuficiente e necessita de uma atuação governamental de mudança de currículo nos cursos universitários e de formação docente.-
Descrição: dc.descriptionThe act of literacy is the process by which we put the individual as an active being in the literate society. Reading, writing and interpreting texts goes far beyond the classroom. Through the insertion of TDIC in the knowledge society, there is a need to use these tools as an asset in literacy. The evolution of knowledge caused by the use of technologies then affects society as a whole, and education must adhere to this concept. Reflecting on the use of information and communication technologies as another instrument of innovation in pedagogical practice is the crucial point of this dissertation. Presenting as a general objective to analyze the pedagogical practices starting from the use of TDIC in the literacy process of a municipal public school, in the city of Boituva, State of São Paulo, Brazil and the expansion of the discussion and investigation on renewed pedagogical practices. This research seeks to answer the problem that with the technological advancement provided by TDIC, is there a use of them directly related to the literacy process? In addition, teachers, are they able to use these technologies in favor of learning? In order to be able to answer the questions and achieve the proposed objectives, a mixed methodology was used, which involves bibliographic research, the survey by questionnaire to the nine literacy teachers of the school age Professor Olavo Lazaro Munhoz Soares, which brought the light of understanding to the use of TDIC by literacy teachers and their pedagogical training for the use of technologies as a learning resource and a structured interview applied to them seeking to understand their educational practice. The application of this case study allowed us to conclude that the use of TDIC has been adopted in the teaching process as an auxiliary tool in different school activities, both by students and teachers, however the teacher training for this purpose is still insufficient and it needs government action to change the curriculum in university courses and teacher training.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDocentes-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia digital-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas educativas-
Palavras-chave: dc.subjectEducators-
Palavras-chave: dc.subjectTechnologies-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher education-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas-
Título: dc.titleFormação docente: uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de alfabetização-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.