O projeto de autonomia e flexibilidade curricular e as estratégias de ensino-aprendizagem: estudo exploratório num agrupamento de escolas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Cláudia-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Bernardette Campos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:08:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:08:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10765-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10765-
Descrição: dc.descriptionTrês anos letivos após a implementação do projeto autonomia e flexibilidade curricular (PAFC) num Agrupamento de Escolas do Alentejo Litoral, decorrente da oportunidade criada pelo Despacho n.º 5908/2017 e posteriormente pelo Decreto Lei n.º 55/2018, consideramos pertinente verificar, se este trouxe alteração às estratégias implementadas em contexto de sala de aula, no 3.º Ciclo de ensino, tendo em conta a perceção dos seus principaís atores, professores e alunos. A nossa investigação foi realizada, com base no paradigma qualitativo, estudo exploratório, uma vez que este nos permitiu analisar um fenómeno ainda pouco estudado e que decorreu no seu contexto natural, recorrendo a múltiplas fontes de dados, sem a utilização de controlo ou manipulação. Pretendemos identificar as linhas de intervenção, as acções, as estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas na sala de aula pelos docentes, definidas e desenvolvidas no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) do Agrupamento. O estudo permitiu-nos ainda, descrever e compreender a perceção tida quer pelos docentes quer pelos alunos, após três anos de implementação do projeto, neste território educativo, recorrendo a entrevistas semi-estruturadas. Concluímos que, na perceção de professores e alunos, o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular implementado a partir do ano letivo 2017/2018, no 3.º Ciclo Agrupamento de Escolas, promoveu a introdução de novas estratégias nas dinâmicas de sala e que as mesmas, trouxeram aspetos positivos ao processo ensino-aprendizagem, quer na ótica dos professores quer na ótica dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionThree school years after the implementation of Project for Autonomy and Curriculum Flexibility (PACF) in a Schools’ Cluster of the Coastal Alentejo, resulting from the opportunity created by Legislative Order No.5908/2017 and later by Decree Law No. 55/2018, we consider it pertinent to verify whether it brought, alteration to the strategies implemented in the context of the classroom, in the 3rd Cycle of teaching (7th to 9th grade), taking into account the perception of its main actors, teachers and students. Our research was carried out, based on the qualitative paradigm, exploratory study since this allowed us to analyze a phenomenon that has not yet been studied, it took place in its natural context, using multiple data sources, without the use of control or manipulation. We intend to identify the lines of intervention, actions, strategies and methodologies of teaching-learning used in the classroom by teachers, defined and developed within the scope of Project for Autonomy and Curriculum Flexibility (PACF) of the Cluster. The study also allowed us to describe and understand the perception of both teachers and students, after three years of implementation of the project, in this educational territory, using semi-structured interviews. We conclude that, in the perception of teachers and students, the Project for Autonomy and Curriculum Flexibility, implemented since 2017/2018 school year, in this Schools’ Cluster, promoted the introduction of new strategies to the classroom dynamics and that they have brought positive aspects to the teaching-learning process, both from the perspective of teachers and from the perspective of students.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia-
Palavras-chave: dc.subjectFlexibilidade curricular-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSalas de aula-
Palavras-chave: dc.subjectAgrupamento de escolas-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomy-
Palavras-chave: dc.subjectCurricular flexibility-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleO projeto de autonomia e flexibilidade curricular e as estratégias de ensino-aprendizagem: estudo exploratório num agrupamento de escolas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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