O papel das lideranças no atendimento a estudantes com altas habilidades/sobredotação em escolas da rede particular de Belo Horizonte/MG/Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorTorres, Vicente Omar Diniz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:08:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:08:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10743-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10743-
Descrição: dc.descriptionEsta tese tem como objetivo analisar a atuação das lideranças educacionais em prol do atendimento a estudantes com altas habilidades / sobredotação, no Município de Belo Horizonte – MG – Brasil. Consideramos ser uma necessidade premente o suporte especializado a este público diante de sua quase inexistência e do desperdício de talentos e potenciais humanos que sua ausência traz à sociedade. Para tanto, ponderamos que uma postura de investigação – ação por parte dos gestores educacionais, com bases na personalização da aprendizagem, podem trazer melhorias consideráveis a este propósito. A metodologia foi caracterizada como explanatória sequencial com abordagem mista, desenvolvida por pesquisas bibliográficas acerca da sobredotação e da liderança educacional e por entrevistas semiestruturadas a diretores de escolas de ensino básico, da rede privada. A análise dos resultados teve em conta os dados quantitativos e qualitativos da pesquisa de campo e levou-nos a constatar a pouca familiaridade das lideranças educacionais com o tema da sobredotação.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to analyze the performance of educational leaders in favor of assisting students with high skills / giftedness, in the city of Belo Horizonte - MG - Brazil. We consider specialized support to this public to be an urgent need in view of its almost nonexistence and the waste of human talents and potentials that its absence brings to society. For that, we consider that a research - action posture on the part of educational managers, based on personalization of learning, can bring considerable improvements in this regard. The methodology was characterized as a sequential explanatory with a mixed approach, developed by bibliographical research on giftedness and educational leadership and by semi-structured interviews with directors of private primary schools. The analysis of the results took into account the quantitative and qualitative data of the field research and led us to verify the little familiarity of the educational leaders with the theme of giftedness.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança educacional-
Palavras-chave: dc.subjectGestão educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino privado-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Palavras-chave: dc.subjectSobredotação-
Palavras-chave: dc.subjectAltas habilidades-
Palavras-chave: dc.subjectBelo Horiozonte-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducational leadership-
Palavras-chave: dc.subjectHigh skills-
Palavras-chave: dc.subjectGiftedness-
Palavras-chave: dc.subjectGifted-
Palavras-chave: dc.subjectEducational change-
Palavras-chave: dc.subjectExceptional talents-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleO papel das lideranças no atendimento a estudantes com altas habilidades/sobredotação em escolas da rede particular de Belo Horizonte/MG/Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.