Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, José Rui | - |
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:08:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:08:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10696 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/3s9s-k971 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10696 | - |
Descrição: dc.description | Numa investigação as opções metodológicas tomam-se em função do seu objeto, dos seus objetivos e de muitos outros diferentes fatores, nem todos com o mesmo grau de importância para o investigador e para a própria investigação. Fatores como a extensão do estudo, o seu custo e o tempo disponível para a sua realização são, não raras vezes, determinantes nas opções tomadas. O inquérito por questionário é uma técnica de recolha de dados que pode ser a solução por excelência nessas alturas. Com um comportamento camaleónico, adaptável às diferentes metodologias, cujo nível de resultados não depende de si mesmo, mas, sim, da forma como é construído pelo investigador, o inquérito por questionário, enquanto instrumento de recolha de dados, tem como principal fator atrativo o facto de gastar o mesmo tempo seja qual for o tamanho da amostra. De carácter teórico e descritivo, baseado no estado da arte e nas impressões retiradas dos trabalhos investigativos dos seus autores, este trabalho, que não tem qualquer tipo de pretensões de exaustividade quer na descrição quer na reflexão efetuadas, tem como objetivo contribuir para uma sistematização dos aspetos ligados à conceção de um inquérito por questionário, especialmente orientado para o estudo de contextos educativos. | - |
Descrição: dc.description | Its subject, its objectives and several other factors drive the methodological options in a research. Not all of them have the same importance for the researcher and the research. The length of the study, its cost and the time available for its development, are determinants in researchers’ options. The questionnaire is a data collection technique that can be an optimal solution in those cases. With a chameleon-like behaviour, adaptable to different methods, the level of results does not rely on itself, but on how researcher designs it. The survey is a data collection instrument, which the main economic factor is to spend the same time no meter the sample size. This work has a theoretical and descriptive propose as it is based on the state of the art and research. It has no claim of exhaustion, or descriptive description in the requested reflection. With this work we aim to contribute to a systematization of the design of a questionnaire, especially oriented to research in educational contexts. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Técnicas de recolha de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inquérito por questionário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data collection techniques | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questionnaire | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos | - |
Título: dc.title | Questionnaire survey: design and use contributions in educacional contexts | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: