Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, José Rui-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:08:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:08:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10696-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34627/3s9s-k971-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10696-
Descrição: dc.descriptionNuma investigação as opções metodológicas tomam-se em função do seu objeto, dos seus objetivos e de muitos outros diferentes fatores, nem todos com o mesmo grau de importância para o investigador e para a própria investigação. Fatores como a extensão do estudo, o seu custo e o tempo disponível para a sua realização são, não raras vezes, determinantes nas opções tomadas. O inquérito por questionário é uma técnica de recolha de dados que pode ser a solução por excelência nessas alturas. Com um comportamento camaleónico, adaptável às diferentes metodologias, cujo nível de resultados não depende de si mesmo, mas, sim, da forma como é construído pelo investigador, o inquérito por questionário, enquanto instrumento de recolha de dados, tem como principal fator atrativo o facto de gastar o mesmo tempo seja qual for o tamanho da amostra. De carácter teórico e descritivo, baseado no estado da arte e nas impressões retiradas dos trabalhos investigativos dos seus autores, este trabalho, que não tem qualquer tipo de pretensões de exaustividade quer na descrição quer na reflexão efetuadas, tem como objetivo contribuir para uma sistematização dos aspetos ligados à conceção de um inquérito por questionário, especialmente orientado para o estudo de contextos educativos.-
Descrição: dc.descriptionIts subject, its objectives and several other factors drive the methodological options in a research. Not all of them have the same importance for the researcher and the research. The length of the study, its cost and the time available for its development, are determinants in researchers’ options. The questionnaire is a data collection technique that can be an optimal solution in those cases. With a chameleon-like behaviour, adaptable to different methods, the level of results does not rely on itself, but on how researcher designs it. The survey is a data collection instrument, which the main economic factor is to spend the same time no meter the sample size. This work has a theoretical and descriptive propose as it is based on the state of the art and research. It has no claim of exhaustion, or descriptive description in the requested reflection. With this work we aim to contribute to a systematization of the design of a questionnaire, especially oriented to research in educational contexts.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação em educação-
Palavras-chave: dc.subjectTécnicas de recolha de dados-
Palavras-chave: dc.subjectInquérito por questionário-
Palavras-chave: dc.subjectEducational research-
Palavras-chave: dc.subjectData collection techniques-
Palavras-chave: dc.subjectQuestionnaire-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleInquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos-
Título: dc.titleQuestionnaire survey: design and use contributions in educacional contexts-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.