Integração dos recursos tenológicos no ensino de português língua estrangeira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara-
Autor(es): dc.creatorAguiar, Claudia Rosane Cordeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:08:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:08:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10660-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10660-
Descrição: dc.descriptionA integração dos recursos tecnológicos tradicionais, como livros didáticos, aulas presenciais e manuais de aprendizagem, com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem se apresentado, nos últimos decênios, como alternativa para a Aquisição de uma Segunda Língua (ASL), mais especificamente o ensino e aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE). Os objetivos desta pesquisa foram analisar a integração desses recursos tecnológicos no ensino de PLE, compreender a aquisição e aprendizagem de uma segunda língua, identificar o português como Língua Estrangeira e analisar a aplicação dos recursos tecnológicos no ensino de PLE. Na Metodologia, fez-se o levantamento e análise dos estudos sobre as tecnologias e o ensino de PLE a 28 alunos matriculados no projeto na Highlands High School, Sacramento American School District, 6601 Guthrie Street, North Highlands, California, 95660 – Estados Unidos. Os resultados mostraram-se eficazes e alcançaram-se metas importantes no ensino e aprendizagem de PLE na combinação de recursos tecnológicos e no uso das TIC.-
Descrição: dc.descriptionThe integration of traditional technological resources, such as textbooks, face-to-face lessons and learning manuals, with the new Information and Communication Technologies (ICT) have been presented in the last decades as an alternative to the Second Language Acquisition (SLA) more specifically the teaching and learning of Portuguese as a Foreign Language (PFL). The objectives of this research were to analyze the integration of these technological resources in the teaching of PFL, to understand the acquisition and learning of a second language, to identify Portuguese as a Foreign Language and to analyze application of technological resources in the teaching of PFL. In the Methodology, the study and analysis of the studies on the technologies and the teaching of PFL were done to 28 students enrolled in the project in the Highlands High School, Sacramento American School District, 6601 Guthrie Street, North Highlands, California, 95660 – United States. The results were effective and important goals were achieved in teaching and learning PFL in the combination of technological resources and in the use of ICT.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês língua não materna-
Palavras-chave: dc.subjectSegunda língua-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language-
Palavras-chave: dc.subjectSecond language-
Palavras-chave: dc.subjectInformation and communication technologies-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese foreign language-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas-
Título: dc.titleIntegração dos recursos tenológicos no ensino de português língua estrangeira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.