Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, António Quintas | - |
Autor(es): dc.creator | Souto, Maria Aurea Caldas | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Valquíria de Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Simão, Heitor Simão Mafanela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:08:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:08:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10655 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp4-24 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10655 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho configura-se como um estudo multicêntrico, qualitativo, acerca de casos de disciplinas online no Brasil, Moçambique e Portugal identificando o perfil de disciplinas de cursos a distância em instituições de ensino superior dos países citados, de modo a contribuir para a construção de modelos de design de cursos. Para atingir os objetivos foi aplicado questionário semi estruturado, com questões baseadas em quatro eixos: Orientação e Apoio; Conteúdo e Atividades; Comunicação e Colaboração; Reflexão e Demonstração. A seguir foi realizado grupo focal com os docentes das disciplinas pesquisadas, nos três países, para complementação de informações sobre o design de cada uma delas. Em relação ao perfil das disciplinas que foram objetos do estudo, foi observado que apresentaram características diversas, com fortes concordâncias nos Eixos de Orientação e Apoio ao Aluno, com um perfil mais centrado no professor e concordâncias mais reduzidas no que diz respeito ao uso de utilização de ferramentas de tecnologias da comunicação. Por fim, consideramos que ao traçar o perfil da disciplina, a representação do design de disciplina pode ser um importante auxílio para o docente promover ou não modificações, podendo inclusive, fazer uso da utilização da metodologia realizada neste estudo, para o planejamento do desenho de sua disciplina online. | - |
Descrição: dc.description | The present work is configured as a multicentric, qualitative study about cases of online subjects in Brazil, Mozambique and Portugal identifying the profile of distance learning subjects in higher education institutions in the countries mentioned, in order to contribute to the construction of course design templates. To achieve the objectives, a semi-structured questionnaire was applied, with questions based on four axes: Orientation and Support; Content and Activities; Communication and Collaboration; Reflection and Demonstration. Next, a focus group was held with teachers from the surveyed disciplines, in the three countries, to complement information about the design of each one. In relation to the profile of the subjects that were the object of the study, it was observed that they presented different characteristics, with strong concordances in the Axes of Orientation and Support to the Student, with a profile more centered on the teacher and less agreement regarding the use of use of communication technology tools. Finally, we consider that when drawing the profile of the discipline, the representation of the discipline design can be an important aid for the teacher to promote or not changes and can even make use of the use of the methodology carried out in this study, for planning the design of your online discipline. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/24163 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho de disciplina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discipline design | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas | - |
Título: dc.title | Online learning design: a multicentric study of the discipline profile | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: