Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Casanova, Diogo | - |
Autor(es): dc.creator | Pessoa, Teresa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:08:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:08:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10632 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10632 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo debruça-se sobre a importância da inovação pedagógica no desenho de coreografias de aprendizagem em ambientes mistos e a distância. Apresentamos um modelo pedagógico desenvolvido com o objetivo de ajudar o professor no desenho de atividades de aprendizagem em ambientes mistos e em EaD. O modelo 4As: Apresentação, Abertura, Aprofundamento e Apropriação, procura ajudar o professor a desenhar atividades online centradas no estudante ao mesmo tempo que procura ajudar a refletir sobre a componente presencial e sobre as diversas tipologias de aprendizagem. Procuramos ainda refletir sobre o papel da formação pedagógica de professores, nomeadamente a importância que modelos como o TPACK têm para ajudar a perceber as sinergias, em cenários de formação, existentes entre a tecnologia, a pedagogia, o contexto e o conteúdo. O artigo termina com uma reflexão sobre a formação pedagógica de professores. | - |
Descrição: dc.description | This paper addresses the relevance of pedagogical innovation in learning design for blended and distance learning contexts. We present a new pedagogical model that aims at helping teachers to design learning activities in blended and distance learning. The 4As model: Presenting, Opening, Deepening and Appropriating has the objective to help teachers design online activities that are student-centred as well as helping them to reflect about the role of face-to-face learning and the diverse range of learning types. The paper also aims to reflect about the role of pedagogical training, especially the pertinence of using models such as the TPACK who help to understand the synergies between technology, pedagogy, context and content in training scenarios. We finish by reflecting about the role of continuous professional development. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instructional design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blended-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers training | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Um modelo de design educacional para ambientes mistos e EaD | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: