Um modelo de design educacional para ambientes mistos e EaD

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCasanova, Diogo-
Autor(es): dc.creatorPessoa, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:08:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:08:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10632-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10632-
Descrição: dc.descriptionEste artigo debruça-se sobre a importância da inovação pedagógica no desenho de coreografias de aprendizagem em ambientes mistos e a distância. Apresentamos um modelo pedagógico desenvolvido com o objetivo de ajudar o professor no desenho de atividades de aprendizagem em ambientes mistos e em EaD. O modelo 4As: Apresentação, Abertura, Aprofundamento e Apropriação, procura ajudar o professor a desenhar atividades online centradas no estudante ao mesmo tempo que procura ajudar a refletir sobre a componente presencial e sobre as diversas tipologias de aprendizagem. Procuramos ainda refletir sobre o papel da formação pedagógica de professores, nomeadamente a importância que modelos como o TPACK têm para ajudar a perceber as sinergias, em cenários de formação, existentes entre a tecnologia, a pedagogia, o contexto e o conteúdo. O artigo termina com uma reflexão sobre a formação pedagógica de professores.-
Descrição: dc.descriptionThis paper addresses the relevance of pedagogical innovation in learning design for blended and distance learning contexts. We present a new pedagogical model that aims at helping teachers to design learning activities in blended and distance learning. The 4As model: Presenting, Opening, Deepening and Appropriating has the objective to help teachers design online activities that are student-centred as well as helping them to reflect about the role of face-to-face learning and the diverse range of learning types. The paper also aims to reflect about the role of pedagogical training, especially the pertinence of using models such as the TPACK who help to understand the synergies between technology, pedagogy, context and content in training scenarios. We finish by reflecting about the role of continuous professional development.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectLearning design-
Palavras-chave: dc.subjectInstructional design-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectBlended-learning-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers training-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleUm modelo de design educacional para ambientes mistos e EaD-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.