A avaliação da integração de um tutor virtual em cursos a distância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorGuerreiro, Anibal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:08:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:08:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10533-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10533-
Descrição: dc.descriptionA evolução tecnológica tem contribuído significativamente para mudanças relevantes em quase todas as dimensões da nossa sociedade, nomeadamente na educação e, consequentemente, na Educação a Distância (EaD). Associando as potencialidades das tecnologias disponíveis, à necessidade dos estudantes e à indispensabilidade das instituições automatizarem alguns processos passíveis de serem automatizados, justifica-se a criação de um Tutor Virtual que execute algumas funções que contribuam para as situações de aprendizagem dos estudantes. Desta forma, a presente investigação teve como finalidade analisar a integração de um Tutor Virtual em algumas Unidades Curriculares dos Cursos da Universidade Aberta, nas áreas de Ciências Naturais, Ciências Computacionais e Ciências Sociais, como complemento de Tutores Humanos. A integração de um Tutor Virtual, baseado em Agentes Virtuais Encapsulados (AVE), nos ambientes de Gestão de Sistemas de Aprendizagem (LMS), assentes na integração de interfaces antropomórficas, cujas aparências e características são tão realistas e credíveis e sem piorar o seu desempenho, faz com que este tipo de agentes sejam interlocutores para complementar os tutores humanos em ambientes reais de aprendizagem. A metodologia foi um estudo de caso e os instrumentos de recolha de dados foram: documentação do projeto, inquéritos por questionário (aos alunos participantes) e entrevistas semiestruturada (aos gestores/professores envolvidos no projeto). Em relação aos resultados, é de referir que o uso dos agentes encapsulados motivou e facilitou o processo de comunicação entre os estudantes e o Tutor, para além disso, proporcionou um acesso mais rápido aos conteúdos das UC.-
Descrição: dc.descriptionThe Technological evolution has significantly contributed to relevant changes in almost every dimension of our society, namely in education and, consequently, in Distance Education. Combining the potential of available technologies with the student’s needs and the indispensability of institutions to automate some processes that can be automated, the creation of a Virtual Tutor that performs some functions that contribute to students' learning situations. Thus, the present investigation aimed to analyze the impact of the introduction of Virtual Tutor in some Course Units of the Open University Courses, in the areas of Natural Sciences, Computational Sciences and Social Sciences, as a complement to Human Tutors. The integration of a Virtual Tutor, based on Encapsulated Virtual Agents, in Learning Systems Management (LMS) environments, supported with the integration of anthropomorphic interfaces, whose appearances and characteristics are so realistic and credible and without worsening their performance, makes this type of agents, interlocutors to complement human tutors in real learning environments. The methodology was a case study and the data collection instruments were: project documentation, questionnaire surveys (to the participating students) and semi-structured interviews (to the managers / teachers involved in the project). Regarding the results, it should be noted that the use of encapsulated agents motivated and facilitated the communication process between students and the Tutor, in addition, it provided faster access to the contents of the UC-
Descrição: dc.descriptionA investigação realizada no âmbito desta Tese de Doutoramento está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento – Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Projeto Virtual Tutoring PTDC/IVC-PEC/3963/2014).-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationPTDC/IVC-PEC/3963/2014-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTutors-
Palavras-chave: dc.subjectTutoria virtual-
Palavras-chave: dc.subjectAvatares-
Palavras-chave: dc.subjectAgentes virtuais encapsulados-
Palavras-chave: dc.subjectEmbodied conversational agentes-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual tutors-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual encapsulated agents-
Palavras-chave: dc.subjectEmbodied conversational agents-
Palavras-chave: dc.subjectAvatars-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas-
Título: dc.titleA avaliação da integração de um tutor virtual em cursos a distância-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.