Construção de uma comunidade de prática numa escola do ensino básico e secundário: análise de um processo de investigação-ação participante

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmador, Filomena-
Autor(es): dc.creatorSousa, Maria Luísa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:08:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:08:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10527-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10527-
Descrição: dc.descriptionAs escolas confrontam-se atualmente com um conjunto de desafios que obrigam os seus profissionais a uma aprendizagem permanente que não se compadece com os modelos de formação tradicionais. Os professores deverão ser hoje indivíduos envolvidos em processo de aprendizagem permanente, aprendizagem entendida como muito mais que a mera aquisição de conhecimento declarativo sobre as respetivas áreas científicas ou pedagógicas, aprendizagem concebida como parte integrante da vida, aprendizagem como processo social. É neste contexto que as Comunidades de Prática emergem como instrumento de resposta às novas necessidades formativas já que contribuem para a aprendizagem individual dos participantes mas também para a aprendizagem e melhoria organizacional. No projeto de investigação por nós desenvolvido propusemo-nos construir uma comunidade de prática na escola onde exercemos funções docentes procurando compreender o processo de construção e consolidação de uma comunidade de prática analisando (i) os fatores que se vão instituindo como facilitadores e obstaculizadores do processo de construção de uma comunidade de prática; (ii) as diferentes fases de desenvolvimento interno inerentes ao processo de construção da comunidade; (iii) as dinâmicas geradas na escola a partir da comunidade de prática e (iv) o contributo da comunidade de prática em eventuais mudanças nas conceções, práticas e cultura profissional dos docentes participantes. Ao longo de dois anos letivos desenvolvemos um projeto de Investigação-Ação Participante no qual estiveram envolvidos um total de doze docentes, incluindo a investigadora. O nosso quadro teórico de referência compreende as comunidades de prática enquanto espaços de aprendizagem social, a liderança pedagógica como instrumento de empoderamento e autonomização dos professores e a investigação-ação enquanto metodologia de investigação e formação.-
Descrição: dc.descriptionSchools currently face a set of challenges that force their professionals to a process of continuous learning that is not consistent to traditional training models. Teachers today should be individuals involved in lifelong learning processes, learning understood as much more than the mere acquisition of declarative knowledge about the respective scientific or pedagogical areas, learning conceived as an integral part of life, learning as a social process. It is in this scenario that communities of practice emerge as a tool to respond to new training needs as they contribute to the participants’ individual learning but also to organizational learning and improvement. In the research project we have developed, we set out to build a community of practice at the school where we work seeking to understand the process of building and sustaining a community of practice by analysing i) factors that are facilitating and hindering the process of building a community of practice; ii) the different stages of internal development inherent in the community building process; iii) the dynamics generated in the school by the community of practice and iv) the contribution of the community in any changes in the conceptions, practices and professional culture of the participant teachers. Over two years we have develop a Participatory Action Research project in which a total of twelve teachers were involved including the researcher. Our theoretical framework includes communities of practice as spaces for social learning, pedagogical leadership as a tool for empowering and strengthening teachers and action-research as a methodology for research and training.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades de prática-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação ação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino secundário-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical leadership-
Palavras-chave: dc.subjectAction-Research-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleConstrução de uma comunidade de prática numa escola do ensino básico e secundário: análise de um processo de investigação-ação participante-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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