A Escola Confessional: o desafio de preservar a missão e o desenvolvimento de valores na modernidade: um estudo na Rede Marista de Educação em Portugal e no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, António-
Autor(es): dc.creatorFeitosa, Ceciliany Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:08:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:08:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10526-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10526-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investiga a configuração da Educação Confessional em Portugal e no Brasil, tendo como foco o desafio de preservar a Missão e o Desenvolvimento de Valores na Modernidade. Para o estudo de caso, foi escolhida a Rede Marista de Educação, pertencente ao Instituto dos Irmãos Maristas, ordem religiosa presente em 82 países, fundada por Marcelino Champagnat em 1817, tendo como Missão: Educar Crianças e Jovens e Tornar Jesus Cristo Conhecido e Amado. Partimos do estudo da história da educação confessional, conceituando neste percurso: a Confessionalidade na Educação, a Identidade Institucional Confessional e a Teoria do Desenvolvimento de Valores. Dada a especialização deste doutoramento em Liderança Educacional, demos especial atenção à configuração teórica dos temas: Organização e Gestão na Escola Confessional, Modernidade, Tradição e Inovação na Educação. A parte teórica e histórica completa-se com um estudo sobre a Educação nos Documentos da Igreja Católica. Munidos do conhecimento histórico e teórico que amparam o desenvolvimento do tema, fizemos um estudo aprofundado sobre a origem e a história do Instituto dos Irmãos Maristas, com vistas a identificarmos o teor deste legado na atualidade, por meio do estudo de caso que abrangeu, além de um Colégio Marista em cada país, as diversas instâncias de liderança e gestão do Instituto Marista: O Governo Geral, as unidades administrativas (denominadas Províncias) e a Liderança dos colégios de Portugal e do Brasil. Utilizamos uma metodologia mista de análise de dados quantitativos e qualitativos, por meio da aplicação de entrevistas aos Líderes e de questionários aos professores. O estudo resultou na conclusão de que os diversos níveis de liderança da Instituição continuam bastante alinhados com a Missão e o Carisma da Instituição, havendo ainda algumas oportunidades para a consolidação da Rede em suas dimensões Internacionais, com vistas ao fortalecimento da atuação Global-
Descrição: dc.descriptionThis study analyses the Confessional Education's configuration in Portugal and Brazil, with particular regard to the challenge of Preserving the Mission and Development of Values in Modernity. For this study, the Rede Marista de Educação was chosen, an institution belonging to the Marist Brothers of the Schools, the religious order present in 82 countries founded by St. Marcellin Champagnat in 1817, whose Mission is: Educate Children and Youth, and Make Jesus Christ Known and Loved. We begin with studies of confessional education's history, and so characterizing: Confessionality in Education, the Confessional Institutional Identity and the Values Development Theory. Due to the specificity of this PhD in Educational Leadership, we take special attention to the theoretical configuration of the themes: Organization and Management in Confessional School, Modernity, Tradition and Innovation in Education. The theory and history are followed with an study concerning the Education in Catholic Church's Documents. Guided by the theoretical and historical knowledge supporting the development of the topic, we thoroughly studied the origins and story of the Marist Brothers of the Schools, focusing in identifying the depth of this legacy nowadays, by taking a case study that reaches not only a Marist School in both countries, but also the many levels of leadership and management of the Marist Institute: the Governo Geral, the administrative units (Províncias) and the schools' leaderships in Portugal and Brazil. We've chosen a dual methodology of analysis of quantitative and qualitative data, through the application of interviews with the leaders and questionnaires to the teachers. The study concludes that the different levels of leadership of the Institution still are strongly aligned with the Mission and Charisma of the Institution, whilst there are some opportunities to consolidate the organization in its international aspects, with the goal of enhancing its global performance.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Confessional-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança educacional-
Palavras-chave: dc.subjectGestão em redes-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em valores-
Palavras-chave: dc.subjectMaristas-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectPortugal-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectConfessional education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational leadership-
Palavras-chave: dc.subjectNetwork management-
Palavras-chave: dc.subjectValues in education-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleA Escola Confessional: o desafio de preservar a missão e o desenvolvimento de valores na modernidade: um estudo na Rede Marista de Educação em Portugal e no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.