Género, docência e ensino superior: estudos sobre trajetórias profissionais de professoras universitárias

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Autor(es): dc.contributorMoreira, Darlinda-
Autor(es): dc.creatorVilanculo, Gregório Zacarias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10509-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10509-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo intitulado: “Género, Docência e Ensino Superior: estudo sobre trajetórias profissionais de professoras universitárias - Moçambique” nasceu da constatação de que nas Instituições de Ensino Superior moçambicanas e, de modo particular, na Universidade Pedagógica - Maxixe, no que ao corpo docente diz respeito, existe uma diferença significativa entre o número de docentes do género masculino e o número de docentes do género feminino tornando, deste modo, quase invisível a presença feminina no corpo docente das instituições universitárias moçambicanas. Assim, propusemo-nos a analisar, por um lado, as trajectórias profissionais de professoras universitárias da Universidade Pedagógica – Moçambique, indagando, o que é ser “docente-mulher” num contexto em que o corpo docente é formado maioritariamente por homens, e, por outro lado, pretende analisar os desafios que as professoras universitárias enfrentam num mundo marcado, indiscutivelmente, por contactos (multi/inter) culturais e onde são exigidas competências digitais. Do trabalho de campo e com base na narração de histórias de vida, fez-se entrevistas a sete (7) professoras universitárias. Os dados recolhidos, após a análise e interpretação permitiram-nos concluir que aspetos de índole cultural e histórica, a interferência dos pais e/ou encarregados de educação na tomada de decisão sobre o que as mulheres devem ser no futuro e aspetos de natureza pessoal configuram-se como sendo os principais fatores por detrás dessa disparidade de género na docência no ensino superior. No contexto moçambicano, os pais limitam os estudos das mulheres como consequência do baixo valor atribuído à educação e formação profissional das raparigas relativamente à educação dos rapazes considerando que não se espera que as mulheres arranjem empregos. Ademais, o facto de, no passado, em Moçambique, as mulheres terem tido poucas oportunidades de estudo, muito menos até o nível superior (requisito necessário para ser docente universitária), contribui significativamente para que, atualmente, o ensino superior tenha um efetivo docente feminino em escala menor.-
Descrição: dc.descriptionThe current study entitled: “Gender, Teaching and Higher Education: Study of the professional background of female lecturers - Moçambique” results from learning that in Mozambican Universities, especially at Universidade Pedagógica Maxixe, there is a huge difference in terms of number of male and female what makes the presence of female in Mozambican universities very insignificant.Therefore, we set out to analyze, on the one hand, the professional background of the female lecturers of Universidade Pedagógica – Moçambique, questioning what is it to be “female lecturer” in a context which teaching is dominated by man. On the other hand, we analyze the challenges female lecturers face in an environment which is, undoubtedly, marked by multicultural and intercultural links where abilities to use digital technology is mandatory. Data was gather from seven professional live stories that outcome from interviews conducted to seven female lecturers. The findings of the study allowed concluding that historical and cultural aspects, the influence of parents in making decisions for the future of female learners and, female traits play a big role in the gender discrepancy in teaching at university. In the Mozambican context, parents limit further education to female because of the underestimated value given girls‟ education and vocational training against boys as they assume that women are not expected to look for jobs. Hence, the fact that, in the past, Mozambique had low access to schooling for women and worse, to higher education (the sine qua non to be a lecturer) is decisive to the current low number of female lecturers teaching at universities.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGénero-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres-
Palavras-chave: dc.subjectTrajetórias profissionais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência intercultural-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências digitais-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional paths-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectIntercultural competences-
Palavras-chave: dc.subjectDigital competences-
Palavras-chave: dc.subjectMozambique-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::05:Igualdade de Género-
Título: dc.titleGénero, docência e ensino superior: estudos sobre trajetórias profissionais de professoras universitárias-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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