Promoção da autorreflexão em estudantes do ensino superior online: uma proposta de trabalho

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGoulão, Fátima-
Autor(es): dc.creatorCerezo Menéndez, Rebeca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10462-
Descrição: dc.descriptionUm forte sentimento de autoeficácia desempenha um papel extremamente importante no processo de aprendizagem. Existem alguns fatores que ajudam a fomentar este sentimento de autoeficácia nos estudantes e, com isso, aumentar o seu sucesso académico. A pratica de autorreflexão sobre o resultado final de uma determinada tarefa – os objetivos, bem como, a reflexão sobre o processo que foi levado a cabo ajuda na construção do sentimento de autoeficácia. Levar os estudantes a refletir sobre a sua forma de aprender e as suas estratégias, promove nos estudantes este autoconhecimento e esta capacidade de autorregulação que são muito importantes para os ajudar a reforçar o sentimento de autoeficácia como estudantes. A metacognição como estratégia autorreguladora apresenta-se como um elemento essencial em todo o processo de aprendizagem. Foi com o objetivo de trabalhar estes aspetos e, com isso, ajudar a desenvolver a capacidade de autorregulação de um grupo de estudantes do ensino superior online na Universidade Aberta que concebemos, desenvolvemos e implementámos o módulo intitulado “aprender como se aprende”. Este módulo foi prévio, e com caráter voluntário, ao inicio das atividades académicas dos estudantes que entram pela primeira vez para um curso de graduação na universidade. Este trabalho procura descrever os objetivos, a estrutura e o seu desenvolvimento. A forma como o mesmo decorreu, bem como a avaliação obtida, irão estar na base da nossa reflexão para eventuais alterações necessárias a implementar em futuras edições.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino online-
Palavras-chave: dc.subjectMetacognição-
Palavras-chave: dc.subjectAutorregulação-
Palavras-chave: dc.subjectSentimento de autoeficácia-
Palavras-chave: dc.subjectSucesso académico-
Título: dc.titlePromoção da autorreflexão em estudantes do ensino superior online: uma proposta de trabalho-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.