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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mendes, António Quintas | - |
Autor(es): dc.creator | Saraiva, Marta Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:07:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:07:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10424 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10424 | - |
Descrição: dc.description | O presente projeto pretende apresentar o quão importante podem ser os jogos como instrumentos pedagógicos na educação e na orientação vocacional dos nossos jovens e em simultâneo, o modo como podem ser um importante contributo para a consciencialização da necessidade de preservarmos o nosso meio ambiente. O desenvolvimento de jogos que os coloquem em ação em diferentes cenários virtuais e lhes possibilitem o contato com diferentes profissões, contribuíra certamente para a construção do autoconhecimento e potenciará gostos e aptidões pessoais, promovendo assim a orientação e desenvolvimento vocacional. O caso do “Jogo de Profissões- I want to be a saviour of the planet” pode colocar os jogos ao serviço da educação e da orientação vocacional. Através do uso de jogos eletrónicos, os jovens poderão atuar em cenários de catástrofe virtuais, tomarão contatos com diferentes profissões e atuarão com estratégias de resolução de problemas, que certamente os prepararão para eventuais cenários reais. Estas ações de educação e consciencialização pretendem capacitar as futuras gerações para ações reais na defesa do meio ambiente e poderão ser um importante contributo para lhes conferirem aptidões em condições adversas e até de sobrevivência. Este estudo possui uma importante fundamentação epistemológica em Castels (1999) e Matta (2008), nas tenologias de informação e comunicação (TIC) e jogos digitais em Vygotsky (2010) e nas observações de Prenksy (2011). Promover uma boa orientação vocacional e uma educação ambiental sustentável deverá ser um dos nossos maiores propósitos. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation intends to demonstrate how important games can be as pedagogical instruments in the education and vocational guidance of our young people and at the same time, how they can be an important contribution to the awareness of the need to preserve our environment. The development of games that put them in action in different virtual scenarios and enable them to contact different professions, would certainly contribute to the construction of self-knowledge and enhance personal tastes and skills, thus promoting vocational guidance and development. The case of the "Game of Professions- I want to be a saver planet" can put the games at the service of education and vocational guidance. Through the use of electronic games, young people will be able to act in virtual catastrophe scenarios, take contacts with different professions and act with problem solving strategies, which will certainly prepare them for eventual real scenarios. These education and awareness actions aim to empower future generations for real actions in the defense of the environment and can be an important contribution to give them skills in adverse conditions and even survival. This study has an important epistemological foundation in Castels (1999) and Matta (2008), in information and communication technologies (TIC) and digital games in Vygotsky (2010) and Prenksy's (2011) observations. Promoting vocational guidance and sustainable environmental education should be one of our greatest missions. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo de profissões | - |
Palavras-chave: dc.subject | Missão salvar o Planeta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Game of professions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mission save the plan | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::13:Ação Climática | - |
Título: dc.title | O jogo ao serviço da educação e da orientação vocacional: o caso do “Jogo das Profissões: I want to be a saviour of the Planet” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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