Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Nunes, Catarina S. | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Cristina Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:07:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:07:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10413 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10413 | - |
Descrição: dc.description | Num mundo em constante mudança e com o surgimento da Internet abriram-se portas para uma sociedade digital em rede. Neste contexto, surgiram novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos ambientes de aprendizagem virtuais. Este artigo reflete acerca do papel que as comunidades virtuais de aprendizagem podem ter no desenvolvimento de Competências-chave para o estudante e cidadão do século XXI. A partir da unidade curricular de Estatística Aplicada às Ciências do Consumo, do Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar, da Universidade Aberta, Portugal, procedemos a uma análise que se centra nas interações estabelecidas nos fóruns de discussão, tendo como referência o Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta e o modelo Community of Inquiry. Os resultados revelam que as comunidades virtuais de aprendizagem podem ter efeitos muito positivos no desenvolvimento de competências-chave, tais como a comunicação, colaboração, pensamento crítico, criatividade e autonomia. | - |
Descrição: dc.description | An ever-changing world and the dawn of the internet, opened the gates to a digitally networked society in which new paradigms, models, educational communication processes and new virtual learning scenarios have surfaced. This paper investigates the role that virtual learning communities can play in the development of key competences for students and citizens of the 21st century, considering the fifteen students in the course unit of Applied Statistics of the MSc degree in Food Consumer Sciences da Universidade Aberta, Portugal. The analysis focus on the interactions on he virtual classroom discussion forums having as a reference the Virtual Pedagogical Model of the Universidade Aberta and the Community of Inquiry model. The results show that virtual learning communities, can have positive effects on the development of key competences as communication, collaboration, critical thought, creativity, and autonomy. | - |
Descrição: dc.description | . | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola de Comunicação – Escola de Belas Artes Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação – LATEC/UFRJ | - |
Relação: dc.relation | http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=issue&op=view&path%5B%5D=131 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades virtuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fóruns | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual communities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Key competencies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forums | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual environment | - |
Título: dc.title | Comunidades virtuais de aprendizagem e competências-chave para o século XXI no ensino superior a distância | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: