Facebook, um recurso digital intergeracional?: o caso do projeto REviver na Rede

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Autor(es): dc.creatorPinto, João-
Autor(es): dc.creatorMargarida Loureiro Cardoso, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10395-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10395-
Descrição: dc.descriptionO projeto “REviver na Rede” emergiu do trabalho desenvolvido pelo primeiro autor, com orientação da coautora, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning da Universidade Aberta, no contexto de uma pesquisa integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.-
Descrição: dc.descriptionA revolução digital impulsionou o paradigma da sociedade em rede, mediada pela tecnologia, com impacto nos estilos de vida, mais virtuais e online, estimulando novas formas de aprendizagem. Tal está, progressivamente, a transformar as instituições e os processos educacionais. Por isso, ao considerarmos que a relação entre as redes sociais online e a educação em geral é inevitável, também convocamos para esta equação a intergeracionalidade. Atualmente o Facebook tornou-se um gigantesco e global palco virtual, onde se promovem comportamentos e novas possibilidades de interação, configurando-se como recurso significativo para o processo de ensino e aprendizagem; simultaneamente, também se tornou um catalisador de práticas e experiências educativas. São exemplos destas potencialidades a sua co-construção, partilha e discussão/reflexão mediada pela tecnologia digital, sem que os participantes se conheçam fisicamente, nem tenham em consideração a sua identidade. Ou seja, o contexto geracional pode não ser o denominador comum. Refletido sobre esta temática e inspirando-nos no projeto REviver na Rede (http://revivernarede.blogspot.com/), enquadrado nos movimentos da educação aberta e ao longo da vida, temos vindo a sustentar que as redes sociais, designadamente o Facebook, são ferramentas válidas para promover aprendizagens informais ao longo da vida, quer em contextos de requalificação como de desenvolvimento pessoal, maioritariamente porque possibilitam interações em rede. Observou-se que os indivíduos (desempregados), público-alvo daquele projeto, no qual participaram, tal como a comunidade local, foram assumindo o papel de produtores de conhecimento, nomeadamente para a procura ativa de emprego e melhoria da empregabilidade, em particular envolvendo-se na criação/divulgação de conteúdos, a par de cidadãos cientistas convidados. Assim, o Facebook tem vindo a emergir em contextos educacionais, assumindo várias valências – recurso educacional, online e multimédia; recurso de disseminação e (co)construção do conhecimento –, tornando-se numa ferramenta digital intergeracional importante, a considerar também no contexto da ciência aberta e da ciência cidadã.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAcademia das Ciências de Lisboa-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCiência cidadã-
Palavras-chave: dc.subjectCiência aberta-
Palavras-chave: dc.subjectFacebook-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectREviver na Rede-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagens informais-
Palavras-chave: dc.subjectEmpregabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleFacebook, um recurso digital intergeracional?: o caso do projeto REviver na Rede-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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