A educação a distância no ensino superior no Brasil: o olhar de gestores institucionais e coordenadores de polo

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Autor(es): dc.creatorVieira, Márcia de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10391-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i2.250-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10391-
Descrição: dc.descriptionEste artigo baseia-se nos resultados de uma pesquisa de Doutoramento em Educação sobre o processo de gestão de cursos de educação superior na modalidade a distância no Brasil, no âmbito do sistema Universidade Aberta e de instituições universitárias privadas. Tem como objetivo apresentar e analisar os desafios enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior na gestão de cursos à distância e apontar algumas estratégias utilizadas pelos gestores para solucionar/minimizar os problemas. Teoricamente, contextualiza a educação à distância na contemporaneidade e resgata a evolução das políticas públicas no Brasil. A estratégia metodológica utilizada foi o estudo de caso múltiplo e envolveu uma amostra aleatória simples, composta por 202 gestores de polo presencial e 10 gestores institucionais. Para a análise dos dados, recorreu-se à triangulação das fontes e à análise de conteúdo (Bardin, 2006). Os resultados revelam a necessidade de se investir esforços no sentido da familiarização discente com o modelo pedagógico da educação à distância; compreensão dos motivos da evasão e elaboração de estratégias efetivas para minimizá-la; desmistificação da crença de que a EaD corresponde a uma educação de baixa qualidade; e na valorização e qualificação docente. Por conclusão, salienta-se a importância de se reavaliar a estratégia pedagógica, a reorganização da matriz curricular e os processos de mediação pedagógica, a partir do conhecimento do perfil discente para que a educação à distância se consolide qualitativamente no sistema educacional.-
Descrição: dc.descriptionThis article is based on the results of a PhD research in Education on the process of managing higher education courses in distance education in Brazil, within the scope of the Open University system and private university institutions. It aims to present and analyze the challenges faced by Higher Education Institutions in the management of distance courses and to point out some strategies used by managers to solve / minimize problems. Theoretically, it contextualizes distance education in contemporary times and rescues the evolution of public policies in Brazil. The methodological strategy used was the multiple case study and involved a simple random sample, consisting of 202 polo coordinatorsand 10 institutional managers. For data analysis, triangulation of sources and content analysis were used (Bardin, 2006). The results reveal the need to invest efforts towards familiarizing students with the pedagogical model of distance education; understanding the reasons for evasion and developing effective strategies to minimize it; demystification of the belief that distance education corresponds to low quality education; and in the valuation and qualification of teachers. In conclusion, the importance of re-evaluating the pedagogical strategy, the reorganization of the curricular matrix and the pedagogical mediation processes is emphasized, based on the knowledge of the student profile so that distance education is qualitatively consolidated in the educational system.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)-
Relação: dc.relationhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/21880-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Aberta do Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de EaD-
Palavras-chave: dc.subjectInstitucionalização da EaD-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectOpen University of Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity education-
Palavras-chave: dc.subjectEaD management-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutionalization of distance education-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleA educação a distância no ensino superior no Brasil: o olhar de gestores institucionais e coordenadores de polo-
Título: dc.titleDistance education in higher education in Brazil: the perspective of institutional managers and pole coordinators-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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