Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Carlos Alberto | - |
Autor(es): dc.creator | Bastos, Ana Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:07:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:07:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10388 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i2.252 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10388 | - |
Descrição: dc.description | Face à complexidade das funções docentes, a formação inicial de professores tem de proporcionar diversas aprendizagens e competências nos futuros professores. Com a pandemia da COVID-19, o ensino presencial na formação inicial de professores passou a realizar-se a distância, com recurso a ferramentas tecnológicas digitais. Esta mudança exigiu a adaptação dos professores e dos estudantes, alterando-se os métodos de ensino e o trabalho e a aprendizagem dos futuros professores. Foi neste contexto que questionámos as perceções de professores dos cursos de formação inicial de professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre o ensino e a aprendizagem dos estudantes no contexto do ensino a distância. Para a resposta a esta questão administrámos um questionário aos professores desses cursos, em maio de 2020, que nos permitiu verificar que os professores percecionaram a alteração dos métodos de ensino previstos para o ensino presencial, o aumento do seu trabalho pedagógico, bem como o maior estímulo ao trabalho e aprendizagem autónomos dos estudantes. | - |
Descrição: dc.description | In view of the complexity of the teaching functions, initial teacher training must provide diverse learning and skills for future teachers. With COVID-19 pandemic, face-to-face teaching in the initial teacher training began to take place at a distance, using digital technological tools. This change required the adaptation of professors and students, changing teaching methods and the work and learning of future teachers. It was in this context that we questioned the perceptions of professors in the initial teacher training courses at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, on the teaching and learning of students in the circumstances of distance learning. In order to answer this question, we conducted a questionnaire within the professors of these courses - in May 2020 - which allowed us to verify that the professors perceived the change in the teaching methods provided for face-to-face teaching and the increase in their pedagogical work, as well as the greatest stimulus to students' autonomous work and learning. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/21872 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perceções de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Initial teachers training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers’ perceptions | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores a distância: as perceções de docentes sobre o ensino e a aprendizagem | - |
Título: dc.title | The initial teacher remote training: teacher’s perceptions about teaching and learning | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: